Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz observa um microscópio ao lado de seu filho Bento e de Burle de Figueiredo, no interior de um dos laboratórios do Castelo de Manguinhos, 1910 (Acervo da Casa de Oswaldo Cruz)


Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz recepciona o ex-presidente americano Theodore Roosevelt durante visita deste ao Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, outubro de 1913 (Acervo da Casa de Oswaldo Cruz)


Oswaldo Cruz

Charge sobre Oswaldo Cruz e a campanha sanitária empreendida por ele sob o título “Effeitos da Varíola”


Oswaldo Cruz

Da esquerda para a direta, sentados: Carlos Chagas (1º), José Gomes de Faria (2º), Antônio Cardoso Fontes (3º), Max Hartmann (4º), Oswaldo Cruz (5º), Stanislas Von Prowazek (6º), Adolpho Lutz (7º), Alcides Godoy (8º). Em pé: Arthur Neiva (1º), Henrique da Rocha Lima (2º), Henrique Figueiredo de Vasconcelos (3º), Henrique Aragão (4º). 1908-1909.



Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz ao lado de sua esposa, Hercília Oswaldo Cruz, seus sogros e outros parentes na Granja do Vidigal, Rio de Janeiro,1895


A trajetória do médico dedicado à ciência

O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877 e, na capital, estudou no Colégio Laure, no Colégio São Pedro de Alcântara e no Externato Dom Pedro II. Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento A vehiculação microbiana pelas águas. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.


Voltar ao topoVoltar