Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

“O lúdico na divulgação científica: jogos e quadrinhos”

“O lúdico na divulgação científica: jogos e quadrinhos”

Compartilhar:

O lúdico cada vez mais ganha espaço na divulgação científica: ele permite o diálogo do conhecimento com ações práticas, além de ser um elemento importante para a construção de memória de diferentes grupos sociais. Nessa temática, no dia 20 de agosto, rolou o seminário “O lúdico na divulgação científica: jogos e quadrinhos”, encontro promovido pela Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência 2018. O evento reuniu o designer e doutor em ciências Marcelo de Vasconcellos e o biólogo e doutor em zoologia Elidiomar Ribeiro da Silva.

Coordenador do Pólo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Marcelo de Vasconcellos tratou de como os temas da ciência aparecem quase que espontaneamente nos jogos para entretenimento e como as características essenciais dos jogos, tanto analógicos quanto digitais, podem ser empregadas para a divulgação da ciência de um modo eficaz e atraente para o público.

Já Elidiomar Ribeiro, professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), abordou o estudo da presença dos animais nas mais distintas manifestações da cultura humana, a zoologia cultural, com possíveis aplicações no ensino, na divulgação científica e na preservação da biodiversidade. Deu ênfase às histórias em quadrinhos, os populares gibis ou HQs, onde muitos dos mais icônicos personagens têm inspiração em animais, apresentando características zoológicas interessantes de se abordar, sempre à luz da popularização da ciência.

Data do vídeo: 
23/08/2018 - 13:31
Canal do vídeo: 
Museu da Vida / Fiocruz

Voltar ao topoVoltar