Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde e Ambiente

Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, Os

Levar ao público uma visão ampliada da água e do saneamento a partir da lente dos direitos humanos. É com esse intuito que a Editora Fiocruz lança a versão em português do livro Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

Português, Brasil

Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde

Como compreender melhor as relações entre as intensas mudanças climáticas e os riscos à saúde humana? Com linguagem acessível e pautada na ciência, o livro Mudanças Climáticas, Desastres e Saúde busca dar contribuições para o público sobre um tema fundamental.

Português, Brasil

Agricultura Urbana: agroecologia, alimentação, saúde e bem-estar

Ampliada pela pandemia de Covid-19, a insegurança alimentar que atinge milhões de brasileiros vem mobilizando debates e iniciativas em todo o país. É nesse contexto que a Editora Fiocruz lança Agricultura Urbana: agroecologia, alimentação, saúde e bem-estar, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Português, Brasil

Entre Controvérsia e Hegemonia: os transgênicos na Argentina e no Brasil

A autora faz um estudo comparativo da expansão do cultivo de produtos geneticamente modificados nos dois países, que se tornaram grandes produtores de soja e se inseriram na economia global. O estudo mostra os caminhos e questiona por que os governos de esquerda tomaram rumo contrário ao esperado pelos ambientalistas e movimentos camponeses e de agricultura familiar (a partir de 2003, no Brasil, e em 2012, na Argentina) e cederam à pressão do agronegócio.

Português, Brasil

Autoridade Prática: ação criativa e mudança institucional na política das águas do Brasil

“Instituições não nascem prontas dos textos das leis: precisam ser trazidas à vida pelas pessoas que as criam”. Esta é uma das ideias centrais do livro, que analisa o processo de construção de instituições ligadas à gestão da água no Brasil. Ao enxergarem as instituições como processos, as autoras ajudam a compreender não só os caminhos da política da água, mas também a dinâmica de outras políticas públicas e seus espaços participativos. A Lei Federal 9.433, de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Português, Brasil

Sustentabilidade, Ambiente e Saúde na Cidade de Manaus

Esta obra combina distintas experiências multidisciplinares e uma abordagem sistêmica, de modo a conjugar elementos de diferentes setores ou disciplinas, como aspectos socioeconômicos, ambientais e de saúde, no estudo de um objeto único: a situação da saúde em uma metrópole brasileira com mais de dois milhões de habitantes, em meio à maior floresta tropical do planeta e às margens de dois dos maiores rios do mundo.

Português, Brasil

Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

A declaração da Assembleia Geral da ONU de 2010 denuncia grave violação de um direito humano essencial: grande parte da população do mundo vive em condições precárias de acesso a bens e serviços essenciais. Esse quadro poderia ser minimizado e até evitado se fosse possível oferecer saneamento básico a todos. Neste livro, quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental propõem um novo olhar sobre a tríade ‘desenvolvimento, ambiente e saúde’, com o objetivo de formular estratégias inovadoras para garantir o acesso mais amplo ao saneamento.

Português, Brasil

Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema

A grande maioria da população vive hoje nas cidades. Mas elas variam bastante entre si e há diferenças marcantes mesmo dentro de uma mesma cidade, o que tem impacto sobre as características da vida urbana e as condições de saúde da população. Compreender essa complexidade é essencial para a tomada de decisões sobre intervenções públicas nas cidades. Estudos e ensaios sobre o assunto estão reunidos neste livro, que não só traz reflexões teóricas, mas as coloca em diálogo com diferentes iniciativas para a melhoria da saúde das cidades.

Português, Brasil

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2015: categoria Ciências da Natureza.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

 

Português, Brasil

Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o mapa de conflitos

"O meticuloso e mundialmente pioneiro trabalho dos pesquisadores que deu origem a esta coletânea revela um fenômeno estrutural: estão aumentando o número e a gravidade dos conflitos ambientais em todo o mundo, principalmente no 'sul global' exportador de commodities. Isso ocorre em razão da explosão dos monocultivos com seus agrotóxicos, da extração de recursos naturais, do transporte de materiais e da produção de rejeitos.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar