Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Saúde e Ambiente

Entre Controvérsia e Hegemonia: os transgênicos na Argentina e no Brasil

A autora faz um estudo comparativo da expansão do cultivo de produtos geneticamente modificados nos dois países, que se tornaram grandes produtores de soja e se inseriram na economia global. O estudo mostra os caminhos e questiona por que os governos de esquerda tomaram rumo contrário ao esperado pelos ambientalistas e movimentos camponeses e de agricultura familiar (a partir de 2003, no Brasil, e em 2012, na Argentina) e cederam à pressão do agronegócio.

Português, Brasil

Autoridade Prática: ação criativa e mudança institucional na política das águas do Brasil

“Instituições não nascem prontas dos textos das leis: precisam ser trazidas à vida pelas pessoas que as criam”. Esta é uma das ideias centrais do livro, que analisa o processo de construção de instituições ligadas à gestão da água no Brasil. Ao enxergarem as instituições como processos, as autoras ajudam a compreender não só os caminhos da política da água, mas também a dinâmica de outras políticas públicas e seus espaços participativos. A Lei Federal 9.433, de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Português, Brasil

Sustentabilidade, Ambiente e Saúde na Cidade de Manaus

Esta obra combina distintas experiências multidisciplinares e uma abordagem sistêmica, de modo a conjugar elementos de diferentes setores ou disciplinas, como aspectos socioeconômicos, ambientais e de saúde, no estudo de um objeto único: a situação da saúde em uma metrópole brasileira com mais de dois milhões de habitantes, em meio à maior floresta tropical do planeta e às margens de dois dos maiores rios do mundo.

Português, Brasil

Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

A declaração da Assembleia Geral da ONU de 2010 denuncia grave violação de um direito humano essencial: grande parte da população do mundo vive em condições precárias de acesso a bens e serviços essenciais. Esse quadro poderia ser minimizado e até evitado se fosse possível oferecer saneamento básico a todos. Neste livro, quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental propõem um novo olhar sobre a tríade ‘desenvolvimento, ambiente e saúde’, com o objetivo de formular estratégias inovadoras para garantir o acesso mais amplo ao saneamento.

Português, Brasil

Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema

A grande maioria da população vive hoje nas cidades. Mas elas variam bastante entre si e há diferenças marcantes mesmo dentro de uma mesma cidade, o que tem impacto sobre as características da vida urbana e as condições de saúde da população. Compreender essa complexidade é essencial para a tomada de decisões sobre intervenções públicas nas cidades. Estudos e ensaios sobre o assunto estão reunidos neste livro, que não só traz reflexões teóricas, mas as coloca em diálogo com diferentes iniciativas para a melhoria da saúde das cidades.

Português, Brasil

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança

O trabalho de muitos pesquisadores não se restringe ao laboratório. Aqueles que estudam zoonoses – doenças transmitidas por animais – estão entre os que costumam ir a campo. Suas atividades podem incluir expedições a campo para a captura de animais silvestres e coleta de amostras biológicas. No imaginário, algo associado ao senso de aventura. Na prática, tarefa fundamental à pesquisa e à vigilância ambiental e epidemiológica, exercida por profissionais continuamente expostos ao risco de infecção por bactérias, vírus e outros parasitas transmitidos por animais.

Português, Brasil

Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o mapa de conflitos

"O meticuloso e mundialmente pioneiro trabalho dos pesquisadores que deu origem a esta coletânea revela um fenômeno estrutural: estão aumentando o número e a gravidade dos conflitos ambientais em todo o mundo, principalmente no 'sul global' exportador de commodities. Isso ocorre em razão da explosão dos monocultivos com seus agrotóxicos, da extração de recursos naturais, do transporte de materiais e da produção de rejeitos.

Português, Brasil

Política Pública e Gestão de Serviços de Saneamento

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, até 2015, a parcela da população sem acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário deveria ser reduzida, ao menos, pela metade, tendo por referência a situação de 1990. Mesmo se essa meta fosse cumprida, ainda haveria 1,7 bilhão de pessoas sem acesso ao esgotamento sanitário no mundo, sobretudo as populações mais pobres.

Português, Brasil

Correndo o Risco: uma introdução aos riscos em saúde

Mostra como o risco se tornou um tema popular nas últimas décadas e como esse processo afetou o campo da promoção da saúde, incluindo questões associadas ao estilo de vida, à genética e aos contextos socioculturais. Além de discutir aspectos técnicos, metodológicos e teóricos, chama a atenção para exageros associados à percepção de constantes ameaças e à aversão obsessiva a todos os riscos.

Português, Brasil

Ecologia Política dos Riscos: princípios para integrarmos o local e o global na promoção da saúde e da justiça ambiental, Uma

Analisa os riscos ambientais decorrentes do desenvolvimento econômico e tecnológico. O atual modelo hegemônico traz prejuízos para ecossistemas e populações, agravando iniquidades, pois os que mais sofrem são os grupos socialmente discriminados e os países e territórios da América Latina, África e Ásia. Para enfrentar os riscos, é necessário não só conhecê-los e estabelecer técnicas de controle, mas também compartilhar saberes e construir estratégias de ação coletiva, integrando movimentos sociais, pessoas, instituições governamentais e não governamentais.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar