Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde do Trabalhador

Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos na rede de atenção do SUS

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Obra que investiga, de forma sensível, a assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários que enfrentam questões de saúde mental relacionadas às suas vivências nos ambientes de trabalho. O livro reúne algumas narrativas de trabalhadores da saúde de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abrangendo histórias complexas e variadas sobre saúde e adoecimento mental em meio aos percursos de trabalho de diferentes profissionais.

Português, Brasil

Rede de Frio: gestão, especificidades e atividades

Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país. A manutenção adequada da rede de frio é fator essencial para que se alcance o objetivo de imunizar as pessoas contra doenças infecciosas de grande relevância. Igualmente indispensáveis são a conscientização e a preparação dos profissionais encarregados da rede de frio, a quem esta obra especialmente se dirige.

Português, Brasil

Rede de Frio: fundamentos para a compreensão do trabalho

Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país.

Português, Brasil

Humanização e Desumanização no Trabalho em Saúde

Apresenta aspectos da sociedade contemporânea que influenciam o cuidado em saúde, questionando se é possível identificar a saúde com uma prática 'desumanizadora'. Para analisar esta questão, o autor utiliza a categoria marxista de alienação, como a “não correspondência entre o desenvolvimento das capacidades humanas – do gênero humano – e sua manifestação no plano dos indivíduos e coletividades concretas”.

Português, Brasil

Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde, O

Aprofundar a discussão sobre os fundamentos do trabalho no Brasil contemporâneo, relacionando-a ao trabalho e à educação dos trabalhadores na área da saúde: esta é proposta do presente livro, que completa uma trilogia sobre trabalho, educação e saúde, junto com os títulos Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo (2006) e

Português, Brasil

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2015: categoria Ciências da Natureza.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

 

Português, Brasil

Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde (vol. 1) + Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras (vol. 2)

Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo – por exemplo, os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros, que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde.

Português, Brasil

Impactos da Violência na Saúde

Originalmente organizado para dar suporte a um curso a distância, o livro extrapola seus objetivos iniciais e compartilha com estudantes, profissionais e gestores de saúde ideias e reflexões para reconhecer e enfrentar a violência como grave problema de saúde pública. A obra contextualiza a violência na realidade brasileira, aborda a história da incorporação do tema na agenda do setor saúde e discute a importância de uma política para a área. Destaca como a família, a escola, a comunidade e a mídia podem e devem ser alvos de medidas de prevenção à violência.

Português, Brasil

Violência Oculta do Trabalho: as lesões por esforços repetitivos, A

Após retrospectiva sobre a violência que acompanha as relações conflituosas entre capital e trabalho nos diversos ciclos da Revolução Industrial, inclusive no Brasil, em que uma das formas é o modo de adoecer e prematuramente morrer dos trabalhadores, o autor sinaliza o papel do Estado e da medicina do trabalho como instâncias normalizadoras e de intervenção na área, com base nas teorias 'positivas' do nexo causal e ocupacional.

Português, Brasil

Trabalhar na Saúde: experiências cotidianas e desafios para a gestão do trabalho e do emprego

Trabalhar na saúde engloba uma multiplicidade de atores e uma diversidade de processos nos serviços públicos, seja na Estratégia Saúde da Família, nos ambulatórios, nos hospitais ou nas emergências. Aos médicos e às equipes de enfermagem, somam-se os agentes comunitários de saúde. Mais: os recepcionistas, o pessoal da segurança e os porteiros das unidades de saúde também devem ser incluídos.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar