Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Nutrição e Alimentação

Avaliação Nutricional na Atenção Básica: reflexões sobre práticas e saberes

Mais um título da Coleção Fazer Saúde, o livro traz sete artigos de 11 autores, todos nutricionistas de formação. A publicação é voltada tanto para profissionais da saúde da Atenção Básica, quanto estudantes e demais interessados. 

As organizadoras contextualizam a situação alimentar e nutricional da população brasileira: complexa, caracterizada pela diminuição da desnutrição, aumento do sobrepeso e obesidade e pela má alimentação. Diante deste quadro, a Atenção Básica se apresenta como estratégica parra a concepção e realização de ações de promoção da saúde e cuidado integral.

Português, Brasil

Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928)

Este livro, além de reflexões sobre temas importantes para pediatras e puericultores no início do século XX – notadamente as ideias de Fernandes Figueira, considerado um dos principais nomes da pediatria brasileira –, traz a lume duas obras publicadas por ele na primeira década daquele século, a carta aberta Bases científicas da alimentação da criança: suas consequências sociais, trazida a público em 1905, e o Livro das Mães: consultas práticas de higiene infantil, cuja primeira edição data de 1910.

Português, Brasil

Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas

O desafio: entender a segurança alimentar e nutricional como um bem público em sociedades pautadas em economias de mercado e como uma questão ampla que demanda a articulação de ações relacionadas à produção, comercialização, abastecimento, acesso e consumo de alimentos. O caminho: reflexões teóricas e metodológicas articuladas a análises sobre experiências implementadas no Brasil. O resultado: esta coletânea que discute as conexões entre dinâmica alimentar, sistema alimentar e políticas públicas, direitos sociais e padrões de desenvolvimento equitativos.

Português, Brasil

Vigilância Alimentar e Nutricional: limitações e interfaces com a rede de saúde

Contribuição para o campo ainda pouco definido da vigilância alimentar e nutricional e do Sistema que pretende integrá-la no País (o Sisvan). De elevado alcance pragmático, a obra questiona o papel do setor saúde - particularmente em relação ao perfil de nutrição da população brasileira - e fornece elementos de decisões para os formuladores de políticas, planejadores e executores de programas e atividades de alimentação e nutrição.

Português, Brasil

Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena (volumes I e II)

A importância da diversidade étnica brasileira e seus desafios são aspectos fundamentais para os profissionais que atuam no campo da saúde indígena. É nesse contexto que se insere o primeiro volume desta publicação. Trata-se de contribuição relevante e inédita ao debate e à consolidação da vigilância alimentar e nutricional no âmbito da saúde indígena.

Português, Brasil

Recém-Nascido de Alto Risco: teoria e prática do cuidar, O

Seleção de textos abrangentes e atuais cobrindo tanto as principais patologias e intervenções relativas aos recém-nascidos gravemente enfermos quanto as áreas profissionais ao tema relacionadas. Registra mais de 20 anos de experiência de uma das mais competentes equipes de neonatologia do País - a do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz -, com sua inegável contribuição no campo da saúde da mulher e da criança. Referência fundamental para neonatologistas e para todos os envolvidos na assistência a recém-nascidos de alto risco.

Português, Brasil

Mal de Fome e não de raça: gênese, constituição e ação política da educação alimentar. Brasil, 1934-1946

Escrito com base em tese merecedora de prêmio conferido pela Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, este livro contempla novos ângulos de visão e de análise no plano da produção do conhecimento e da prática no campo da alimentação e nutrição, a partir da recuperação de dois importantes períodos no conjunto da literatura especializada. Enfatiza, entre outros aspectos, a delimitação das linhas básicas da Política Alimentar Nacional da época em questão e os reflexos que esta produziu na atualidade.

Português, Brasil

Fome: uma (re)leitura de Josué de Castro

Em que medida a fome continua sendo objeto de discussão e se articula no campo da saúde? Que formas de compreensão sobre o tema vêm prevalecendo historicamente? Estas são apenas algumas das perguntas que Rosana Magalhães procura responder, analisando a obra de Josué de Castro. Assim, este livro se contextualiza nas décadas de 80 e 90, quando a fome passa a ser vista como problema político e de cidadania, demandando consenso e cooperação entre o Estado e a sociedade civil.

Português, Brasil

Epidemiologia Nutricional

A obra oferece uma ampla e atualizada visão dos problemas nutricionais de relevância para a saúde pública no país, tendo em vista a realidade de ensino e pesquisa e o cenário epidemiológico e nutricional atual. Publicação de fôlego e poderosa ferramenta de trabalho para a comunidade da epidemiologia nutricional, vai além da avaliação de dietas e da relação entre alimentação e doenças crônicas não transmissíveis. Valoriza, também, a longa tradição e excelência da epidemiologia brasileira no trato de temas como desnutrição, desmame precoce e carência de micronutrientes.

Português, Brasil

Antropologia e Nutrição: um diálogo possível

O livro traz reflexões unindo questões sociais, da saúde e da nutrição. Na primeira parte, apresenta uma ampla revisão bibliográfica sobre a área da antropologia e da nutrição. Na segunda parte, abordam-se os paradoxos e repercussões das transformações sociais e da internacionalização da economia na cultura alimentar. A terceira parte dedica-se à alimentação tal como ela se configura hoje nos diferentes espaços, privados e públicos, dos contextos urbanos e diante das transformações sociais ocorridas no país nos últimos 35 anos.

ESGOTADO | 304 páginas

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar