Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Metodologia e Pesquisa

Monografias de Plantas Medicinais Brasileiras e Aclimatadas

O segundo volume de Monografias de Plantas Medicinais Brasileiras e Aclimatadas contempla monografias completas de 11 plantas medicinais que ainda não constam nas publicações da Farmacopeia Brasileira. O novo título da Editora Fiocruz, em parceria com a ABIFISA ― Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde, está disponível, em acesso aberto no formato digital, por meio da plataforma SciELO Livros. 

Português, Brasil

Pesquisa Científica na Era do Big Data: cinco maneiras que mostram como o Big Data prejudica a ciência, e como podemos salvá-la, A

Em um mundo em que temos acesso tão fácil a uma enorme quantidade de dados, como é possível nos sentirmos tão perdidos em relação ao que é tido como conhecimento confiável? Como a sociedade chegou a um ponto de duvidar de toda verdade em uma realidade repleta de fatos?

Português, Brasil

Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde

⭐ 3º lugar no Prêmio ABEU 2022: categoria Ciências da Vida.

⭐ Finalista do Prêmio Jabuti 2022: categoria Ciências

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

⬇️ Clique para fazer o download gratuito do livro

 

Português, Brasil

Prospectiva para Ciência, Tecnologia e Inovação

O livro preenche uma lacuna na literatura relacionada aos chamados estudos do futuro, seja no âmbito nacional como no internacional. Prospectiva para Ciência, Tecnologia e Inovação pretende, dessa forma, ampliar o conjunto de atores engajados na política de ciência e inovação, contribuindo para planejadores, formadores de políticas e tomadores de decisão.

Português, Brasil

Bioética, Saúde e Sociedade

A coletânea organizada por Marisa Palácios, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública.

As muitas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas de saúde e, especialmente, na saúde coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade.    

Português, Brasil

Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde

"Este livro reúne trabalhos desenvolvidos sobre os temas relacionados às projeções do perfil epidemiológico do país e a organização e gestão dos serviços de saúde, com o objetivo de apoiar o planejamento e a prospecção estratégica do sistema de saúde em âmbito nacional. A abordagem de prospecção estratégica adotada pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã pretende expandir a capacidade de compreensão em relação a temas e situações emergentes fundamentais para o planejamento em saúde de médio e longo prazo.

Português, Brasil

Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis

"Crianças sempre gostam de brincar e de desenhar, uma maneira de expressar suas fantasias e energias sobre como sentem o mundo à sua volta. Os desenhos são comumente utilizados na escola e como estratégia diagnóstica nas clínicas de pediatria e psicologia. Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis pode contribuir com novas visões e com sugestão de metodologia diversificada de trabalho e interlocução entre pesquisadores, clínicos e demais profissionais que atuam com crianças e famílias.

Português, Brasil

Inquérito de Saúde na Esfera Local: colocando em prática

Contribuir para melhorar a qualidade da informação sobre as condições de vida e saúde das populações urbanas de baixa renda, em territórios vulneráveis, visando a aumentar o acesso aos serviços de saúde e aprimorar a assistência prestada pelo SUS: partindo deste objetivo, as autoras apresentam sua experiência com o Inquérito sobre Condições de Saúde e Utilização de Serviços de Saúde no Território de Manguinhos, Rio de Janeiro. O livro indica as particularidades práticas da realização desse tipo de pesquisa.

Português, Brasil

Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisa

Reúne alguns dos principais nomes da área de planejamento em saúde no país e apresenta um conjunto rico e diversificado de reflexões teórico-metodológicas, o que resulta em contribuições fundamentais para o incremento da área. Questões como desenvolvimento de estudos e formação de pesquisadores também estão presentes.

Português, Brasil

Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2015: categoria Ciências da Natureza.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

 

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar