Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde dos Povos Indígenas

Livros com enfoques teóricos e técnicos inovadores que, no tocante à saúde, visam estabelecer relações socialmente mais justas entre a sociedade brasileira e os povos indígenas.

Políticas Antes da Política de Saúde Indígena

Entre as diversas crises emergidas no contexto da Covid-19, a saúde dos povos indígenas no Brasil foi uma das mais preocupantes e debatidas. A questão é enfatizada logo na apresentação do novo livro da coleção Saúde dos Povos Indígenas da Editora Fiocruz: Políticas Antes da Política de Saúde Indígena.

Português, Brasil

Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil

Oitavo livro da coleção Saúde dos Povos Indígenas, Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil apresenta profundas avaliações sobre as dinâmicas populacionais indígenas. Organizada por Ricardo Ventura, Bruno Guimarães, Marden Barbosa de Campos e Marta Azevedo, a coletânea levanta contribuições que indicam que os escassos dados demográficos de décadas atrás se tornaram mais abundantes, passando a fomentar políticas públicas. 

Português, Brasil

Cosmopolítica da Gestação, do Parto e do Pós-Parto: autoatenção e medicalização entre os índios Munduruku, A

A pesquisadora Raquel Paiva Dias-Scopel, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), levanta questões sobre a valorização e respeito à diversidade étnica e cultural dos povos indígenas e a difícil interface com o processos de medicalização e do direito ao acesso aos serviços de saúde biomédicos.

Português, Brasil

Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas

Compreender a atual política pública de saúde indígena à luz de seus antecedentes: com este objetivo, pesquisadores de diferentes especialidades e regiões do país se reuniram para produzir esta coletânea, que busca aumentar a visibilidade das vozes indígenas no cenário sociopolítico brasileiro. Os capítulos oferecem um panorama bastante consistente sobre o campo da saúde indígena no Brasil. O livro analisa o contexto político e institucional que originou o SUS e, particularmente, o Subsistema de Saúde Indígena.

Português, Brasil

Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2014: categoria Psicologia e Psicanálise.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre os prêmios. 

Português, Brasil

Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas

Compreender o processo de emergência das medicinas tradicionais indígenas no campo das políticas públicas de saúde indígena é o objetivo deste livro, que analisa os discursos proferidos por uma diversidade de atores – indígenas e não indígenas, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais. Dessa forma, a obra revela uma dinâmica que vai do global e ao local, e transforma os contextos envolvidos, originando novas formações culturais.

Português, Brasil

Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica

O livro traz a experiência do autor em sua convivência com os Wari’ (ou Pacaás Novos), povo indígena mais numeroso no estado de Rondônia, com cerca de 2.700 indivíduos. Apresenta, em linguagem precisa e agradável, uma abrangente descrição das condições de alimentação e nutrição locais, levando em consideração a especificidade cultural das comunidades amazônicas. A obra demonstra o quão importante é não prescindir de cuidadosa contextualização dos achados no conjunto das práticas nativas e das idéias que as orientam, seja qual for o campo sob investigação.

Português, Brasil

Poder, Hierarquia e Reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro

Resultado de ampla pesquisa na qual a autora apresenta os diversos aspectos que compõem o complexo mundo baniwa, a importância que a doença ocupa nele, suas especificidades, sua cultura, seu modo estóico de vida, suas inter-relações com outros grupos étnicos do Alto Rio Negro, Amazonas. Nos permite mergulhar e melhor compreender o 'caleidoscópio de problemas vividos hoje pelos povos indígenas' no Brasil em diversas áreas.

Português, Brasil

Demografia dos Povos Indígenas no Brasil

Esta obra de caráter interdisciplinar reúne estudos atuais sobre a demografia indígena no Brasil. O fato de ser interdisciplinar é enriquecedor, uma vez que admite a necessidade de diálogo e correlação entre os diferentes campos do saber, como a demografia, a antropologia e a epidemiologia, que tratam de um assunto para dizer no mínimo desconhecido da maioria da população leiga: onde estão e quem são os índios do Brasil?

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar