Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Visitar o Museu da Vida

Visitar o Museu da Vida
Descrição

O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Situado no bairro de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), o Museu da Vida atende o público geral, de todas as idades. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida. Suas instalações encontram-se espalhadas pelo campus sede da Fiocruz, em um total de 35 mil metros quadrados, dos quais 18 mil são de jardins. Atualmente, o Museu possui exposições e atividades distribuídas em oito espaços de visitação: o Centro de Recepção (onde está localizada a estação do Trenzinho da Ciência), o Parque da Ciência (com sua famosa célula gigante e outras atrações), a Pirâmide (onde são realizados experimentos sobre a vida micro e macroscópica), o Borboletário (que proporciona uma verdadeira integração entre o homem, o ambiente e a biodiversidade), o Salão de Exposições Temporárias (que exploram, de forma dinâmica e atrativa, temas diversos ligados à ciência e à saúde), a Tenda da Ciência Virgínia Schall (onde o público pode assistir a peças de teatro) e o Epidauro (com diferentes apresentações e experiências artísticas), além de dois prédios históricos tombados (o centenário Castelo Mourisco e a Cavalariça). Todas as atividades e programações são gratuitas.
 

Instruções para atendimento
As visitas podem ser agendadas pela internet, por e-mail, por telefone ou presencialmente, no Centro de Recepção do Museu da Vida, próximo à portaria principal da Fiocruz (Av. Brasil, 4365). No agendamento, é necessário informar o dia e o horário em que o grupo deseja visitar o Museu da Vida. Todas as visitas e atividades são gratuitas e o estacionamento também é gratuito. Ao chegar à Fiocruz, os visitantes devem se dirigir ao Centro de Recepção, onde serão recebidos por uma equipe de acolhimento e escolherão de 1 a 3 espaços/atividades para visitar/participar. As opções incluem o Castelo da Fiocruz, o Parque da Ciência, o Borboletário, exposições temporárias e de longa duração e peças de teatro (mais informações em http://museudavida.fiocruz.br/index.php/area-de-visitacao). Na entrada, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Demais Segmentos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Qualquer pessoa pode visitar o Museu da Vida. Na entrada, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Etapas do serviço
As visitas podem ser agendadas pela internet por diversos canais. No agendamento, é necessário informar o dia e o horário em que o grupo deseja visitar o Museu da Vida, bem como o nome completo de um representante, um telefone e um e-mail de contato, que serão usados para confirmar a visita.

Documentação necessária

Todos

  • Nenhum

Canais de atendimento

Todos

  • Web
    As visitas podem ser agendadas pela internet, por meio de formulário disponível no site do Museu da Vida (http://museudavida.fiocruz.br/index.php/agendamento-de-grupos).
  • E-Mail
    O email para agendamento das visitas é recepcaomv@fiocruz.br.
  • Telefone
    O telefone para agendamento das visitas é (21) 2590-6747.
  • Presencial
    As visitas podem ser agendadas presencialmente, no Centro de Recepção do Museu da Vida, próximo à portaria principal da Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ).
O dia e o horário da visita serão confirmados com o solicitante por e-mail ou telefone.

Documentação necessária

Todos

  • Nenhum

Canais de atendimento

Todos

  • E-Mail
    Será enviada uma confirmação da visita para o e-mail informado pelo solicitante no agendamento.
  • Telefone
    O solicitante receberá uma ligação para confirmar a visita no número por ele informado no agendamento.
O solicitante e seu grupo devem chegar 30 minutos antes do horário agendado ao Centro de Recepção do Museu da Vida, onde serão recebidos por uma equipe de acolhimento e escolherão, entre as opções disponíveis no momento, de 1 a 3 espaços/atividades para visitar/participar. As opções podem incluir o Castelo da Fiocruz, o Parque da Ciência, o Borboletário, exposições e peças de teatro (mais informações em http://museudavida.fiocruz.br/index.php/area-de-visitacao). Na entrada, é necessário apresentar documento oficial com foto. As visitas têm, em média, 3 horas de duração.

Documentação necessária

Todos

  • Documento oficial com foto

Canais de atendimento

Todos

  • Presencial
    Todas as visitas têm inicio no Centro de Recepção do Museu da Vida e duram, em média, 3 horas.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Entre
1
5
Dias úteis
Atualizado em: 30/05/2019
Encontre o serviço
Endereço:
Centro de Recepção do Museu da Vida
Avenida Brasil, 4365 Manguinhos
21040-900 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
terça-feira - sexta-feira:
9:00 às 16:30
sábado:
10:00 às 16:00
Observação sobre horário de atendimento:
De terça a sexta-feira, grupos acima de 10 pessoas devem agendar a visita; visitantes individuais e grupos menores não precisam agendar e serão alocados em grupos maiores, durante a semana. Aos sábados a visitação é livre para todos, sem necessidade de agendamento.
Telefone:
(21) 2590-6747
Email:
recepcaomv@fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Rampa
  • Elevador


Download do serviço
Canais de manifestação
Pesquisa sobre o Guia de Serviços
Estamos fazendo uma pesquisa para melhorar os serviços da Fiocruz e facilitar a vida de quem os usa. São 6 perguntas e leva cerca de 1 minuto.

Voltar ao topoVoltar