Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Solicitar identificação de referência de triatomíneos (barbeiros)

Solicitar identificação de referência de triatomíneos (barbeiros)
1
Descrição

A identificação é feita através de morfologia utilizando chaves dicotômicas e o resultado é enviado na forma de laudo ou a identificação é feita diretamente pelo aplicativo Triatokey.

Solicitantes
  • Cidadãos
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Em caso de ser encaminhado por órgãos ou entidades publicas o barbeiro deve ter sido coletado e armazenado de acordo com as rotinas do Serviços do Programa de Controle da Doença de Chagas e ser entregue juntamente com o formulário específico padronizado pelo Programa. No caso de entrega do barbeiro pelos cidadãos, o inseto suspeito deve ser trazido pessoalmente ao serviço e deve ter sido coletado e acondicionado dentro de potes sem nenhum líquido devidamente identificado com o nome do capturador, local de encontro do barbeiro e dados para envio do resultado.
Etapas do serviço
No caso de pesquisadores, o solicitante deve coletar os insetos vivos utilizando as ferramentas apropriadas, acondicionar em potes plásticos identificados com número de identificação da amostra e formulários de Diário de Pesquisa e Borrifação e de Identificação da Amostra, posteriormente trazer os insetos ou encaminha-los via correio juntamente com endereço de contato para envio de resultado. No caso de cidadão em geral, o solicitante deve coletar os insetos vivos, acondicionar em potes pequenos sem líquido e anotar o local de coleta e quem coletou. Posteriormente trazer os insetos ao IRR, informando os dados da coleta e dados para envio de resultado. Pode também utilizar o aplicativo Triatokey para identificação e/ou para envio de fotos de insetos.
Documentação necessária

Solicitantes de serviços de saúde/SUS

  • Formulário de Diário de Pesquisa e Borrifação e de Identificação da Amostra

Todos

  • Documento de identificaçao
Custos para o solicitante

Solicitantes que enviarem amostras por via postal

  • Custo de envio pelos Correios:
    O custo do envio varia de acordo com o peso e modalidade de envio dos Correios.
Canais de atendimento

Todos

  • Postal
    O solicitante envia o inseto pelos correios. Endereço para envio: Avenida Augusto de Lima, 1715, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 30190-002. Aos cuidados do Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas - LATEC.
  • Presencial
    O solicitante utiliza transporte próprio (veículo da própria entidade) para entregar o inseto. Endereço para entregas: Avenida Augusto de Lima, 1715, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 30190-002. Ao Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas - LATEC
  • Aplicativo Móvel
    O solicitante baixa o aplicativo TriatoKey, segue as perguntas de "sim" ou "não" e identifica o barbeiro. Se ele não conseguir chegar a etapa final do aplicativo e identificar o barbeiro, ele envia fotos do inseto via aplicativo Triatokey, solicitando sua identificação.
O laudo será entregue via correio, e-mail ou pessoalmente. No caso do aplicativo o resultado é fornecido pelo próprio sistema.
Canais de atendimento

Nos casos de entidades publicas e cidadãos comuns

  • E-Mail
    Para os casos em que o solicitante é de entidades publicas ou cidadão comum o laudo pode ser enviado por e-mail. E-mail: silvia.leite@fiocruz.br
  • Postal
    Para os casos em que o solicitante é de entidades publicas ou cidadão comum o Laudo pode ser enviado via correio. Endereço para envio: Avenida Augusto de Lima, 1715, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 30190-002. Aos cuidados do Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas - LATEC

Para os cidadãos em geral

  • Aplicativo Móvel
    O solicitante recebe o resultado pelo próprio aplicativo automaticamente.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
5
Dias úteis
Atualizado em: 24/07/2019
Encontre o serviço
Endereço:
Serviço de Referência em doença de Chagas – Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas Sala: 242, Andar: 2º
Avenida Augusto de Lima, 1715 Barro Preto
30190-009 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
Serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
(31) 3349 7704 / (31) 3349 7763 / (31) 3349 7761
Email:
silvia.leite@fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Elevador
  • Intérprete de Libras
Solicitação eletrônica


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar