Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Solicitar diagnóstico de referência para leishmaniose em flebotomíneos transmissores

Solicitar diagnóstico de referência para leishmaniose em flebotomíneos transmissores
Descrição

O Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos (CRCVF) realiza diagnóstico em flebotomíneos infectados por Leishmania sp. Neste contexto, é fundamental realizar a identificação correta das espécies de flebotomíneos presentes no ambiente, de forma a compreender a epidemiologia das leishmanioses e auxiliar o controle efetivo da doença. A detecção de infecção por Leishmania em flebotomíneos capturados no campo é de fundamental importância para determinar a espécie do parasito circulante nos vetores procedentes de diferentes regiões. A detecção da infecção natural poderá inferir a ocorrência de um vetor competente na área estudada ou a probabilidade de outros flebotomíneos estarem participando do ciclo de transmissão da doença

 

 

 

Solicitantes
  • Cidadãos
    Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço pode ser solicitado por instituições de saúde em geral, empresas que desenvolvem pesquisas e vacinas para leishmanioses e cidadãos.
Etapas do serviço
O solicitante deverá entrar em contato com o serviço de referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos para recebimento das orientações para a realização da coleta de amostra ou informar que deseja entregar ou encaminhar algum material já coletado. Caso o solicitante realize a coleta da amostra deve ser especificado o tipo de acondicionamento utilizado Dimetilsulfoxido 6%, álcool 70% ou inseto seco e deverá informar se foi realizada a triagem dos flebotomíneos para separação de outros insetos
Canais de atendimento

Todos

  • Telefone
    O contato pode ser feito pelo número (31) 33497749, com Edelberto, Érika ou Lívia
  • E-Mail
    Os contatos por email podem ser feito com Edelberto, (edelberto.dias@fiocruz.br), Erika (erika.monteiro@fiocruz.br) ou Lívia (livia.lopes@fiocruz.br)
O material acondicionado de forma apropriada deve ser entregue no Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos (CRVF). É preciso utilizar embalagem dupla, composta por uma caixa de papelão ou plástico (embalagem interna/primária), de tamanho compatível com as dimensões da amostra, rígida o suficiente para evitar possíveis danos ao material em seu interior durante o transporte, envolta por material de proteção anti-impacto (plástico-bolha, por exemplo), colocada em uma caixa maior (embalagem externa/secundária), que corresponde à caixa de postagem propriamente dita), informando os dados da amostra no próprio material: país, estado, município, localidade de coleta, coletor, data de coleta. Para amostras em álcool ou Dimetilsulfoxido (DMSO) - O material deve estar acondicionado em frasco(s) plásticos que não permitam vazamentos do líquido, depois acondicionar o(s) frasco(s) em uma caixa de papelão ou plástico (embalagem interna/primária), de tamanho compatível com as dimensões da amostra, rígida o suficiente para evitar possíveis danos ao(s) frasco(s), durante o transporte, envolta por material de proteção anti-impacto (plástico bolha, por exemplo), colocada em uma caixa maior (embalagem externa/secundária), informando os dados da amostra no próprio material: país, estado, município, localidade de coleta, coletor, data de coleta.
Custos para o solicitante

Todos

  • Envio postal ou por transportadora:
    Valor irá depender do local de onde a amostra será enviada, do tamanho da mesma e do serviço de envio escolhido
Canais de atendimento

Todos os solicitantes

  • Postal
    Endereço para envio das amostras: Avenida Augusto de Lima 1715, 2o andar, sala 255, em nome do Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos aos cuidados de Edelberto, Érika ou Lívia.

Todos

  • Presencial
    Endereço para entrega das amostras: Avenida Augusto de Lima 1715, 2o andar, sala 255 - Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos, procurar Edelberto, Érika ou Lívia.
O laudo de análises será recebido pelo solicitante por e-mail. O solicitante também poderá responder a uma pesquisa de satisfação com relação ao serviço prestado.
Canais de atendimento

Todos

  • E-Mail
    Após a a análise das amostras é recebido pelo solicitante um laudo por e-mail.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
15
Dias corridos
Atualizado em: 08/07/2019
Encontre o serviço
Endereço:
Laboratório de Leishmanioses – Centro de Referência em Competência Vetorial de Flebotomíneos Sala: 255 Andar: 2º
Avenida Augusto de Lima, 1715 Barro Preto
30190-009 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados
Telefone:
(31) 3349 7795 / (31) 3349 7749
Email:
edelberto.dias@fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Elevador
  • Intérprete de Libras


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar