Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Solicitar diagnóstico de referência para esquistossomose em caramujos

Solicitar diagnóstico de referência para esquistossomose em caramujos
Descrição

O serviço tem como objetivo atender à demanda pela identificação específica de moluscos brasileiros do gênero Biomphalaria (caramujo), hospedeiro do parasita Schistosoma mansoni, causasdor da esquistossomose mansônica (barriga d'água). Também é realizado exame específico para verificar se esses moluscos estão infectados pelos trematódeo (cercária) de Schistosoma mansoni.

 

 

Instruções para atendimento
Entrar em contato pelo telefone: (31) 3349-7746 ou email : reflhmm@minas.fiocruz.br
Solicitantes
  • Cidadãos
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Para fazer uso do serviço, o usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas malacologicas de coleta, embalagem e transporte dos moluscos, uma vez que os moluscos têm que estar vivos e bem acondicionados (com gaze umedecida) para possibilitar a análise. Os dados da coleta também precisam ser devidamente registrados e os moluscos precisam estar separados por ponto de coleta. Para maiores informações sobre esses procedimentos, pode ser consultada a obra “Moluscos Brasileiros de Importância Médica”.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridade casos de surto epidemiológico e usuários com necessidade de exames complementares para diagnóstico da esquistossomose.
Etapas do serviço
Coleta: deve-se raspar com a concha o fundo e margens do criadouro, lavar o material com cuidado e observar se foi coletado algum molusco. Retirar os exemplares da concha com auxilio de uma pinça, transferindo-os para um saco plástico. Anotar a data da coleta, as coordenadas geográficas, o tipo de criadouro e o nome do coletor. Embalagem e envio dos moluscos: umedecer, com pouca água de torneira, uma faixa de gaze de 30 a 50 cm de comprimento/ 20 cm de largura. Se a gaze ficar encharcada ou muito seca os caramujos chegarão mortos ao laboratório de destino. Colocar em fileiras os moluscos coletados. Dobrar a gaze sobre a fila de moluscos, enrolando-os como “rocambole” e repetir esse procedimento até o final. Colocar a gaze com os moluscos em um saco plástico, identificando localidade (município, estado, dados do GPS), tipo de criadouro (córrego, lagoa, brejo, vala de irrigação ou drenagem), nome do coletor, data da coleta e qualquer outra informação considerada importante. Colocar o conjunto em recipiente resistente, como caixa de madeira, plástico ou isopor. Manusear com cuidado para não esmagar os moluscos. Não submeter os moluscos à refrigeração ou à alta temperatura. Atenção ao enviar os moluscos: não se esqueça de anexar correspondência identificando o remetente com nome completo, endereço, telefone e e-mail.
Documentação necessária

Todos

  • Endereço completo do solicitante, email, local e data da coleta, identificação do coletor.
Custos para o solicitante

Todos

  • Transporte da amostra:
    Custo vai depender da localidade de onde é feito o envio.
Canais de atendimento

Todos

  • Postal
    O material poderá ser remetido para o endereço do laboratório. Se o material chegar for entregue fora dos horários de recebimento (de 2ª a 5ª feira, de 8h às 15h), porém, algumas amostras podem ser perdidas, já que os moluscos só serão armazenados adequadamente nesses períodos.
  • Presencial
    A entrega presencial dos moluscos pode ser feita de 2ª a 5ª feira de 8:00 às 15:00 hs no endereço do Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica.
O laudo será entregue via correio, e-mail ou pessoalmente
Canais de atendimento

Todos

  • E-Mail
    Envio do laudo por e-mail por solicitação do solicitante.
  • Postal
    Envio do laudo via correio por solicitação do solicitante.
  • Presencial
    Entrega do laudo ao solicitante caso ele tenha escolhido esta forma de entrega.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
30
Dias corridos
Atualizado em: 24/07/2019
Encontre o serviço
Endereço:
Referencia Nacional em Esquistossomose
Av. Augusto de Lima 1715 - Andar: 2° andar Barro Preto
30.190-009 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
segunda-feira - quinta-feira:
8:00 às 15:00
Telefone:
(31) 33497746
Email:
reflhmm@minas.fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Intérprete de Libras


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar