Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Solicitar diagnóstico de referência histopatológico em Leishmaniose canina - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar diagnóstico de referência histopatológico em Leishmaniose canina - Fiocruz IOC/RJ
Descrição

O Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia (LIMP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua como Serviço de Referência Nacional em Diagnóstico Histopatológico da Leishmaniose Canina junto ao Ministério da Saúde. Realiza diagnóstico histopatológico da leishmaniose visceral canina (LVC) com objetivo de confirmação do diagnóstico sorologico visando auxiliar na implementação de medidas de controle e vigilância deste agravo pelas entidades competentes , atua na capacitação de profissionais e presta consultoria sobre diagnóstico histopatológico da LVC.

Instruções para atendimento
Entrar em contato com o coordenador por telefone (21) 2562-1879 ,(21) 2562-1820 ou via e-mail calabrese@ioc.fiocruz.br. Para instituições públicas, seguir instruções contidas no guia de vigilância em Saúde . Para instituições privadas, contato via e-mail e recebimento de orientações quanto ao transporte e documentação necessária.
Solicitantes
  • Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Não atendemos ao público em geral. As solicitações devem ser realizadas via órgãos e entidades de saúde pública. As amostras devem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas Instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde, tanto estaduais, quanto municipais. Entidades privadas ou Universidades devem entrar em contato direto por e-mail ou telefone. Para fazer uso do serviço, o usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas de coleta, embalagem e transporte do material.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridades as áreas com surto da doença.
Etapas do serviço
Para que a amostra seja recebida e analisada no Laboratório, é necessário fazer contato prévio por e-mail(calabrese@ioc.fiocruz.br) ou telefone (21)2562-1879 ou 2562-1820.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Ofício

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Enviar e-mail para (calabrese@ioc.fiocruz.br),com as informações : nome da instituição, endereço, nome do solicitante, telefone, procedência do material e número de análises.
  • Telefone
    Ligar para o telefone (21)2562-1879 ou (21) 2562-1820 ,com as informações : nome da instituição, endereço ,nome do solicitante , telefone, procedência do material e número de análises.
O usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas de coleta ,armazenamento e envio das amostras, uma vez que a amostra precisa estar bem acondicionada, para possibilitar a análise. Os dados de coleta também precisam ser devidamente registrados . Para maiores informações sobre esses procedimentos, devem ser consultadas as orientações em anexo ou entrar em contato com o laboratório. As amostras e os formulários preenchidos de "orientações para coleta,armazenamento e transporte de amostras" , deverão ser enviado para central de recebimento de amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), localizado no Campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário com dados das amostras

Custos para o solicitante

Todos os públicos

  • Transporte :
    R$ 1,00
    Os custos estarão centrados na compra das caixas de transporte para envio do material biológico e na contratação da transportadora do material. Os custos variam de acordo com as dimensões, peso da caixa de transporte utilizada e localização da coleta.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    As amostras encaminhadas para analise pelos laboratórios de Referência da Fiocruz serão recebidas pela CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão. O endereço para entrega é Avenida Brasil,4365 - Pavilhão do INCQS. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br.
  • Postal
    A instituição enviará a amostra por transportadora seguindo regulamentação vigente para transporte de material biológico. As amostras encaminhadas para analise pelos laboratórios de Referência da Fiocruz serão recebidas pela CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão. O endereço para entrega é Avenida Brasil,4365 - Pavilhão do INCQS. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br.
Os resultados das análises são emitidos em documento em forma de Ofício, o qual pode ser enviado através de e-mail, ou via postal ou presencial conforme escolha do solicitante.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Envio do laudo por e-mail no prazo estabelecido.
  • Presencial
    A entrega do Laudo será feita no Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia (LIMP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
  • Postal
    Envio do laudo via correio no prazo estabelecido.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
40
Dias úteis
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Pavilhão Carlos Chagas
Avenida Brasil, 4365, 2 andar , sala 214. Manguinhos
21045-360 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
(21)2562-1879
E-mail:
calabrese@ioc.fiocruz.br
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar