Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Realizar consulta em Cirurgia Pediátrica - Fiocruz IFF/RJ

Realizar consulta em Cirurgia Pediátrica - Fiocruz IFF/RJ
Descrição

O Serviço de Cirurgia Pediátrica atende crianças e adolescentes com condições que precisam de cirurgia eletiva (não de emergência). Para agendar a cirurgia, é preciso entrar em contato com o Sistema de Regulação em Saúde. O planejamento da cirurgia começa na consulta, quando o médico confirma o diagnóstico. O serviço realiza cirurgias de baixa a alta complexidade.

Instruções para atendimento
Para que o usuário possa acessar o serviço ele deverá ter sido encaminhado pelo Sistema de Regulação em Saúde (Sisreg). Para o atendimento, trazer a guia de encaminhamento do Sisreg, documentos de identificação (identidade ou certidão de nascimento) do usuário agendado e do responsável, comprovante de residência, exames anteriores (caso possua) e cartão de agendamento do Instituto Fernandes Figueira com número de cadastro (caso possua).
Solicitantes
  • Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O paciente deve apresentar uma das seguintes patologias: divertículo de Meckel, estenose hipertrófica do piloro, atresia, obstrução e estenose congênita do esôfago, ausência, atresia e estenose congênita de íleo, acalasia, megacólon ou doença de Hirschsprung ou aganglionose intestinal, anomalia anorretal ou imperfuração anal, atresia de vias biliares, cisto de colédoco, persistência de conduto onfalomesentérico, persistência de úraco, hérnia diafragmática, eventração diafragmática, sequestro pulmonar, enfisema lobar congênito, má formação adenomatóide cística, cisto pulmonar, cisto broncogênico, hérnia inguinal, hidronefrose congênita, estenose de junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral, distúrbio de diferenciação sexual, genitália ambígua, hiperplasia adrenal congênita, teratoma sacrococcígeo, linfangioma ou higroma, colelitíase, doença hemolítica e/ou hematológica com necessidade de esplenectomia, hipospádia, pênis embutido, epispádia, ureterocele, duplicidade ureteral, extrofia de bexiga, extrofia de cloaca, persistência de cloaca, megaureter, testículo não descido ou ectópico ou impalpável, pênis espalmado, válvula de uretra posterior, varicocele, síndrome de Prune Belly, ausência e/ou atresia de vagina, Imperfuração de hímen, colostomia, Ileostomia, esofagostomia, prolapso retal, cisto tireoglosso, rânula, cisto branquial.
Etapas do serviço
Apresentar-se na recepção e mostrar a guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde com o nome, data da consulta e médico responsável pelo encaminhamento, para receber orientação e liberação para acesso ao Hospital. ;

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia de encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde
  • Documento de identificação
  • Comprovante de residência

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa ocorre na entrada do hospital.
Consiste no cadastramento, no Arquivo Médico do Instituto (IFF), para abertura de prontuário e geração do Cartão de Agendamento Institucional.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia do Sistema de Regulação em Saúde
  • Documento de identificação do responsável
  • Documento de identificação do usuário
  • Comprovante de residência;

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa ocorre no Arquivo Médico.
Entregar para a equipe de enfermagem, na triagem do ambulatório de Cirurgia Pediátrica, a guia do Sistema de Regulação em Saúde e o Cartão de Agendamento Institucional recebido no Arquivo Médico.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia do Sistema de Regulação em Saúde
  • Cartão de Agendamento Institucional

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Após verificação dos documentos e triagem pela enfermagem o paciente é direcionado para a consulta médica.
O médico confirmará o diagnóstico da doença cirúrgica. Se o usuário estiver dentro dos critérios da Cirurgia Pediátrica, o médico realizará planejamento para o tratamento, de acordo com a agenda médica. Se estiver fora dos critérios, o usuário será orientado à procurar a Rede Básica de Saúde para tratamento adequado e receberá a guia de contrarreferência.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia do Sistema de Regulação em Saúde
  • Cartão de Agendamento Institucional
  • Exames anteriores (caso possua)

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada dentro do consultório médico.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Entre
60
120
Minutos
Atualizado em: 14/03/2024
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Avenida Rui Barbosa n° 716 Flamengo
22250020 Rio de Janeiro , RJ
BR
Observação sobre horário de atendimento:
Marcação via Sistema de Regulação em Saúde chegar 30 minutos antes do horário agendado.
Telefone:
(21)25541700 / (21)25541902


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Voltar ao topoVoltar