Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Realizar consulta de aconselhamento em medicina fetal

Realizar consulta de aconselhamento em medicina fetal
Atualizado em: 22/01/2019
Descrição

O serviço de medicina fetal é oferecido pelo O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e tem por objetivo avaliação do feto para diagnóstico, acompanhamento e tratamento das malformações fetais, alterações do crescimento fetal a acompanhamento fetal na gestação de alto risco.

Utiliza-se da ultrassonografia como instrumento principal de trabalho, com elaboração de laudo e aconselhamento da gestante e familiares pertinentes ao diagnóstico.

Instruções para atendimento
A gestante deve trazer todas as ultrassonografias anteriores da gestação, exames de sangue do pre-natal e laudos médicos se houver alterações em gestações anteriores.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    A paciente deve ter sido encaminhado pelo sistema básico de saúde (posto de saúde ou clínica da família) através do sistema de regulação em saúde.
Etapas do serviço
Consiste na apresentação dos documentos pelo usuário para abertura do prontuário pelo Arquivo Médico do IFF com objetivo de identificação e geração do cartão de atendimento IFF. O cartão de atendimento IFF é entregue ao paciente.

Documentação necessária

Todos

  • Carteira de Identidade
  • Cartão do SUS
  • Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde

Canais de atendimento

Todos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na recepção do Arquivo Médico.
Esta etapa consiste na entrega pelo paciente do Cartão de Agendamento Institucional e Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde na Recepção do Ambulatório para registrar a chegada para o atendimento e posterior efetivação no Sistema de Regulação em Saúde e na Agenda Eletrônica do Sistema Absolute.

Documentação necessária

Todos

  • Cartão de Agendamento Institucional
  • Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde
  • Exames

Canais de atendimento

Todos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na recepção do ambulatório de Medicina fetal.
Nesta etapa é realizada a avaliação pelo médico do exame trazido pela paciente e é realizada ultrassonografia obstétrica para confirmação da anomalia fetal e investigação completa do feto. A seguir, o resultado é explicado para a gestante e seus familiares, com informações sobre o diagnóstico e prognóstico do feto, acompanhamento durante a gestação e implicações para o parto, além de possibilidades de tratamento antes e depois do nascimento. Caso a anomalia fetal seja confirmada e passível de tratamento no IFF e não haja nenhum critério de exclusão para admissão no pre-natal, a gestante é encaminhada para triagem do pre-natal. Caso a malformação não seja confirmada ou a paciente tenha algum criterio de exclusão, a mesma é contrarreferida para a unidade básica com as orientações adequadas ao seguimento da gestação por escrito. A paciente receberá, em todos os casos, um laudo médico da ultrassonografia com parecer especializado.

Canais de atendimento

Todos

  • Presencial
    Etapa realizada no consultório médico.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
5
Horas
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Nacional Fernandes Figueira
Avenida Rui Barbosa, 716 Flamengo
22250-020 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
segunda-feira - terça-feira:
8:00 às 12:00
quinta-feira - sexta-feira:
8:00 às 12:00
Observação sobre horário de atendimento:
O atendimento será realizado por ordem de chegada.
Acessibilidade:
  • Rampa
  • Elevador
  • Intérprete de Libras


Voltar ao topoVoltar