Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Consultar arquivos históricos da Fiocruz - Fiocruz COC/RJ

Consultar arquivos históricos da Fiocruz - Fiocruz COC/RJ
1
Descrição

O objetivo deste serviço é atender às demandas de consulta aos arquivos históricos da Fiocruz, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

O acervo é composto por mais de cem arquivos e coleções, com documentos dos gêneros textual, iconográfico, sonoro e audiovisual que remontam ao início do século XX e constituem repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil. Integram o acervo arquivos permanentes das Unidades da Fundação Oswaldo Cruz; arquivos pessoais de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos envolvidos na formulação e execução de políticas públicas de saúde ou com atuação na área; e arquivos de entidades privadas já extintas, da mesma área.

A consulta ao acervo é feita com agendamento prévio por formulário eletrônico disponível no Portal do Governo Federal. Para agilizar o atendimento recomenda-se, antes do agendamento, uma consulta à Base Arch, repositório de informações sobre os arquivos históricos da Fiocruz que possibilita a identificação dos conjuntos documentais ou documentos de interesse.

Cópias de documentos também devem ser solicitadas pelo mesmo formulário eletrônico.

 

 

Instruções para atendimento
A consulta ao acervo requer agendamento prévio. Os documentos textuais podem ser reproduzidos por qualquer dispositivo, sem utilização de flash. Caso seja necessária reprodução de algum documento pelo Arquivo, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) com valor estipulado de acordo com tabela pré-fixada.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Empresas
    Órgãos e Entidades Públicas
    Demais Segmentos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Qualquer pessoa pode realizar consultas ao acervo.
Etapas do serviço
Preencha o formulário eletrônico. Guarde o protocolo para futuras consultas e aguarde a análise da sua solicitação. Para atendimento presencial, aguarde confirmação do agendamento ou solicitação de reagendamento, ambos por e-mail. Para atendimento a distância, aguarde contato por e-mail. Em ambas as modalidades de atendimento poderá ser emitida uma notificação, por e-mail, informando sobre a necessidade de ajustes nas informações fornecidas pelo solicitante, no formulário eletrônico.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Web
    Forma de atendimento "Gov.br" https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-arquivos-historicos-da-fiocruz
A consulta presencial é feita na Sala de Consulta do Depto. de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. No atendimento a distância, o usuário receberá instruções por e-mail sobre como acessar os documentos. Nas duas modalidades de atendimento, caso haja solicitação de cópia digital de documentos, será cobrado valor de acordo com tabela pré-fixada e pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os valores variam conforme a finalidade de uso das reproduções de documentos.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Documento de identificação RG, CNH, Passaporte.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Av. Brasil, 4365 - Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) – sala 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro (RJ)
  • E-Mail
    Informado na solicitação
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
3
Dias úteis
Atualizado em: 27/06/2023
Encontre o serviço
Endereço:
Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS)
Av. Brasil, 4365 - Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) – sala 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro (RJ) Manguinhos
21.040-360 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
segunda-feira - sexta-feira:
9:00 às 16:00
Telefone:
(21) 2126-3492
E-mail:
dad.consulta@fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Elevador
Solicitação eletrônica
Legislação
Download do serviço
Canais de manifestação

Voltar ao topoVoltar