Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Internacional – Edição 14, maio de 2018

Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, clique aqui
Boletim Fiocruz Internacional

Boletim bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz)

Maio / 2018
Documento firmado no Chile em abril objetiva cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e prevê a colaboração entre as instituições em iniciativas que articulem desenvolvimento socioeconômico e saúde.
Declaração de Nísia Trindade Lima aconteceu no Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável. Organizado pela Cepal e pelo governo do México, o encontro reuniu representantes de 28 países da América Latina e do Caribe.
Em artigo, Rômulo Paes, pesquisador do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e ex-diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) da ONU, faz balanço de Fórum da Cepal. Segundo ele, "prestígio da Fiocruz têm muito a contribuir na compreensão e construção de soluções para os grandes desafios de implementação da agenda na região".
Mais de dois anos depois da epidemia no Brasil, seminário discute questões como situação vivida por famílias das crianças afetadas pelo vírus, invisibilidade social e direitos reprodutivos das mulheres.
Pesquisadores do Hospital das Clínicas da UFMG, da Universidade George Washington (EUA) e da Fiocruz Minas participam de grande estudo clínico de vacina contra a infecção por zika em Belo Horizonte.
O PrEP Brasil, estudo de demonstração do uso da Profilaxia Pré Exposição ao HIV, foi tema de editorial e artigo publicados em um dos mais prestigiosos periódicos científicos internacionais, o Lancet HIV.
Colaboração estratégica, conceito ampliado de saúde e instalação de uma comissão de saúde foram os principais assuntos de encontro entre a diretora geral da Opas, Carissa Etienne, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em Brasília;
No início do mês de abril, a Fiocruz recebeu pesquisadores da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial (CSIRO, sigla em inglês), da Austrália, para dar início a um processo de trabalho conjunto em linhas de pesquisas que abordam as matrizes alternativas de água e os riscos de saúde. A ação é resultado do convênio firmado por ambas as instituições em 2017.

Boletim Fiocruz International
Informativo bimestral do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), editado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz

Expediente Fiocruz Internacional | cancelar inscrição

 

Voltar ao topoVoltar