Início do conteúdo

11/08/2006

Biblioteca Virtual em Saúde lança seção sobre malária


Biblioteca Virtual em Saúde lança seção sobre malária

O Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict)  está lançando uma nova seção da Biblioteca Virtual em Saúde - Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS DIP). É a página dedicada à malária com informações sobre prevenção, tratamento e sintomas da doença. A opção de criar uma seção exclusiva para a malária se deve aos altos números da doença, considerada um problema de saúde pública em mais de 90 países. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a malária é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, sendo superada apenas pela Aids.

O continente africano é o mais atingido pela malária. Somente em Angola 3,5 milhões de pessoas são infectadas todos os anos. Em 2004, a doença causou mais de 11 mil mortes no país. No Brasil, a região amazônica é a mais afetada com cerca de 500 mil casos por ano.  Com o lançamento da seção malária, a Fiocruz espera levar aos angolanos, informações sobre a doença. O convênio prevê entre outras ações, a criação da rede de bibliotecas em saúde de Angola.

A BVS DIP é um projeto do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-americana de Saúde (Bireme/Opas), coordenada pelo Cict. Nela, o usuário pode ter acesso gratuito a textos completos e literatura científica, ampliando a rede de comunicação e informação em saúde.

Além da seção malária, a BVS DIP conta com um espaço dedicado a dengue e apresenta informações sobre outras 24 doenças, que são atualizadas, semanalmente, com notícias e eventos relacionados.

 

Voltar ao topoVoltar