Início do conteúdo

Assista aos vídeos do curso Fiocruz/NIH


A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) disponibiliza, em seu canal no Youtube, os vídeos gravados durante a Semana de Pesquisa Clínica, realizada de 22 a 26 de setembro de 2014 na Fundação. Os vídeos exibem aulas do curso de Introduction to the Principles and Practice of Clinical Research/ Introdução aos Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica, organizado pela RFPC em parceria com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Os temas mais relevantes do evento foram: ética na pesquisa, assuntos regulatórios, bioestatística, epidemiologia e experiências em pesquisa clínica e todos eles são temas dos vídeos, assim como as cerimônias de abertura e de encerramento do curso.

Durante a abertura, o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, defendeu o estímulo à pesquisa clínica. “Ela é um ponto transversal para a transformação do conhecimento em benefício para a população”, disse. Na mesma ocasião, o representante do NIH, John Gallin, comentou a importância das trocas possibilitadas pelo evento e declarou: “O Brasil tem muitos destaques na área. Queremos aprender muito com vocês”.

O curso contou com palestras de representantes do NIH, da Fiocruz, da Anvisa, da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e do Hospital Sírio Libanês e foi oferecido a 130 profissionais brasileiros oriundos de todas as regiões do País e a sete representantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), todos aprovados em processo seletivo.

Além do curso principal, a Semana também envolveu a realização de um treinamento, no Sistema de Captura Eletrônica de Dados para Pesquisas Clínicas (eCRF) – Bioform, e duas oficinas: uma do Grupo de Trabalho do Biobanco da Fiocruz e outra em Metodologias para informação sobre pesquisa clínica voltada para o público geral. Para esta oficina foi elaborado um folder explicativo sobre o que significa participar em pesquisas clínicas para ser divulgado entre usuários das unidades de assistência e ambulatórios da Fiocruz e de outras instituições.

Treinamento no Bioform

O treinamento visou a capacitação de profissionais no uso do software Bioform, que é um sistema de captura eletrônica de dados para pesquisas clínicas (eCRF), desenvolvido numa parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Bio-manguinhos. O objetivo de sistemas de eCRF é garantir a qualidade e a segurança dos dados das pesquisas de acordo com as Boas Práticas Clínicas.

Coordenado por Elizabeth Maciel de Bio-manguinhos, o treinamento contou com a participação de profissionais das universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal da Paraíba (UFPB), além de representantes da Fiocruz (VPPLR e Ensp).

O sistema será disponibilizado para uso das instituições participantes das RFPC e da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC).

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar