Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Projetos

Formação para o SUS

A Fiocruz forma e qualifica trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). E, para reforçar a meta de gerar conhecimento e promover a participação integrada de suas unidades para a educação permanente desses profissionais, criou a Coordenação de Formação de Recursos Humanos para o SUS.

Responsável pela Secretaria Executiva do sistema UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS), a Fiocruz contribui para a consolidação do órgão como núcleo de formação em larga escala no campo da saúde, em consonância com iniciativas prioritárias, como o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) e o Mais Médicos.

A Fiocruz contribui, ainda, para o fortalecimento de duas redes centrais para a formação dos trabalhadores do SUS – a Rede de Escolas de Saúde Pública e Centros Formadores e a Rede de Escolas Técnicas do SUS –, e para a sustentabilidade das redes internacionais, em particular as alinhadas ao princípio da cooperação Sul-Sul.

Plano Brasil sem Miséria

A Fiocruz é uma das instituições que participam do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), programa do Governo Federal que tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população extremamente pobre do país.

No Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Fiocruz se compromete a desenvolver pesquisas voltadas para a geração de conhecimento sobre problemas relacionados à extrema pobreza, assim como a articular tais conhecimentos com propostas de aplicação de tecnologias biomédicas, sociais e educacionais.

No ensino de pós-graduação, o alinhamento da Fundação com o Brasil sem Miséria ocorre por meio de bolsas especiais oferecidas em convênio com a Capes, destinado a incentivar projetos de doutorado e pós-doutorado focados em pesquisas relacionadas a eixos definidos pelo Plano, em trabalhos socialmente relevantes no campo das políticas públicas.

Voltar ao topoVoltar