Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Teatro, exposições e experimentos aguardam os visitantes do Museu da Vida

Atores da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca

07/07/2017

Fonte: Museu da Vida

Compartilhar:

Em julho, venha se divertir com as peças teatrais Curumim quer música! e Conferência sinistra. No dia 8 de julho (sábado), às 11h, acontecerá a última apresentação da atual temporada da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca. Além das peças teatrais, várias atividades aguardam os visitantes, como a nova exposição Oceanos, no Salão de Exposições Temporárias.

Escolas e outras instituições que desejam visitar o Museu da Vida de terça a sexta precisam agendar a vinda no telefone (21) 2590-6747. Lembramos que aos sábados não há necessidade de agendamento prévio. Veja mais informações sobre a visita e se planeje, todas as atividades são gratuitas e há estacionamento gratuito no local. A organização pede apenas que os visitantes venham com um documento com foto para apresentação na portaria da Fiocruz.

ATENÇÃO: o Trenzinho do Museu da Vida está temporariamente em manutenção.

Conheça a programação:

Exposição Oceanos
No Salão de Exposições Temporárias
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30

Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição Oceanos, inaugurada em 2 de junho, permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

Peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca
Julho, dia 8 (sábado), às 11h
Inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça da camisinha”, do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos da história de amor desses dois.

Curumim quer música!
Terças, às 11h e 13h30
Local: Epidauro | Idade: seis a oito anos
Nessa peça, um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, ele convida os pequenos visitantes a conhecer alguns conceitos sobre música.

Conferência sinistra
Quartas e quintas, às 11h e 13h30
Idade: a partir de dez anos
Local: Epidauro
Esquete teatral com febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX. Com muito humor, elas revelam seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Oficina de brinquedos com sucatas
Quartas, às 11h, e sextas, às 13h30
Idade: crianças de cinco a dez anos
A partir do poema "Quadrilha da sujeira", vamos conversar sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do planeta. A atividade busca instigar a criatividade para incentivar os participantes a produzir o próprio brinquedo!

Visita à Biblioteca de Obras Raras no Castelo
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Local: Castelo
Em 1909, o livreiro holandês Assuerus H. Overmeer foi contratado por Oswaldo Cruz para organizar a Biblioteca de Manguinhos, atualmente Biblioteca de Ciências Biomédicas e uma das maiores bibliotecas especializadas da América Latina. Inspirada na linguagem neomourisca do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, Espanha, a Biblioteca apresenta detalhes construtivos e decorativos que poderão ser conferidos pelos visitantes.

Aventuras da visão – Percebendo a luz e o som
Terças, quartas, quintas e sextas, às 9h e 10h, 14h30 e 15h30
Local: Epidauro | Idade: a partir de nove anos
Como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais? Como a vista nos engana e faz ver movimento onde havia uma imagem estática? Como é possível ver cores onde antes havia apenas preto e branco? Essa atividade explora a luz e o som, bem como a percepção que as pessoas conseguem ter.  

O Segredo das Cores
Confirmar horário no telefone (21) 2590-6747
Idade: seis a dez anos
Após uma história que aborda o conceito de como as ideias impactam o mundo, o visitante é convidado a desenhar ideias com cores específicas que, na presença de filtros, desaparecem sob o efeito da luz.

O cientista e o barbeiro
Confirmar horário no telefone (21) 2590-6747
Idade: a partir de nove anos
Jogo de cartas que desperta junto ao público o interesse e o conhecimento sobre a doença de Chagas e o pesquisador Carlos Chagas.

Ver de Perto
Terças, quartas, quintas e sextas, às 9h
Local: Área externa da Tenda Virgínia Schall
Vamos reconhecer diferentes insetos, conhecer a importância deles para o meio ambiente e ainda visitar uma mostra entomológica.

Parque da Ciência e Pirâmide
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Idade: a partir de dez anos
No Parque da Ciência, aproveite para explorar os equipamentos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida. Já a Pirâmide, parte interna do Parque da Ciência, conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre as vidas micro e macroscópica.

Visita ao Castelo da Fiocruz
De terça a sexta, das 9h às 16h30 | Aos sábados, de 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

Avental de histórias
Às terças (horário pode ser combinado com o Centro de Recepção)
Local: na varanda do Castelo | Idade: de cinco a oito anos
Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Caminhada histórica
Quartas, quintas e sextas, às 9h
Idade: público a partir de 13 anos
Atividade que apresenta a história da Fiocruz por meio de personalidades marcantes, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Sergio Arouca, e pela história do conjunto arquitetônico do campus.

Borboletário Fiocruz
De terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 | Aos sábados, das 10h às 16h
Visitas mediadas de terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Local: área externa da Tenda da Ciência | Idade: a partir de cinco anos
O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!

O Museu da Vida fica na avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h:30 e, aos sábados, das 10h às 16h. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747 ou envie um e-mail para recepcaomv@coc.fiocruz.br.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar