Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de Convidados discute a revisão da Política Nacional de Saúde Mental (24/10)


23/10/2017

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O programa Sala de Convidados desta semana vai discutir a revisão de Política Nacional de Saúde Mental que está sendo proposta pelo Ministério da Saúde. O anúncio da criação de um grupo de trabalho foi feito em reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que congrega, além de gestores da pasta, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). De acordo com o ministério, o objetivo é aprimorar o diagnóstico e propor medidas para otimizar recursos e aumentar a efetividade na área.

Entidades ligadas ao Movimento de Luta Antimanicomial e à Reforma Psiquiátrica, que em 2001 conseguiu alterar o modelo de assistência à Saúde Mental com a Lei 10.216, temem que haja retrocessos no setor. A Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), por exemplo, manifestou receio a respeito do retorno de hospitais psiquiátricos como centro da política de saúde mental no país. No passado, o enclausuramento e a exclusão de pacientes com problemas mentais era a regra e uma “indústria da loucura” foi responsável por milhares de mortes, como as do caso do Hospital Colônia, em Barbacena (MG), onde morreram 60 mil pessoas entre 1903 e 1980, que ganhou grande repercussão.

Para debater a questão, o Canal Saúde convidou a coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas de Duque de Caxias (RJ), Denise dos Santos Casagrande, o superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS – RJ), Hugo Fagundes e a psiquiatra, Phd em Saúde Pública e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Fundação Oswaldo Cruz, Ana Paula Guljor.

O programa vai ao ar às 11h e pode ser assistido no site do Canal Saúde ou pelo canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar