Início do conteúdo

Redes


A Fiocruz cria e participa de redes de informação que reúnem diversas instituições, profissionais, acadêmicos e interessados em torno de temas específicos.

Campus virtual Fiocruz
É uma rede de conhecimento e aprendizagem voltada à educação em saúde. Neste ambiente virtual, pessoas e instituições parceiras compartilham plataformas, serviços e atividades. Com base no uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação, é possível ter acesso a cursos e recursos educacionais. Está alinhado aos princípios de ampliação do conhecimento, conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

IdeiaSUS
O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) é uma iniciativa para que sejam compartilhadas ações, iniciativas, projetos e programas que tenham por finalidade o enfrentamento de problemas nos campos da saúde e ambiente, com foco no SUS. 

Proqualis
O Proqualis é o principal canal de comunicação do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente. Seu objetivo é divulgar informação científica e técnica nas áreas médica e de gestão hospitalar, para profissionais de saúde, gestores hospitalares, pacientes, entre outros públicos de interesse.

Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS)
Site da Rede governamental criada pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para facilitar a articulação entre as 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) e fortalecer a Educação Profissional em Saúde.

Redes Fito
O projeto Redes Fito, de Farmanguinhos, integra pequenos agricultores, pesquisadores e a grande indústria para o desenvolvimento dos fitomedicamentos no Brasil. O site oferece informações atualizadas sobre as ações, além de portarias e documentos.

Rede Genoma de Minas Gerais
O site apresenta recursos a pesquisadores e colaboradores do Brasil e do mundo, com a intenção de dar suporte a projetos de pesquisa em Minas Gerais que exigem grande escala de sequenciamento de DNA ou plataforma de bioinformática.

Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (Rets)
A Rets é uma articulação entre instituições e organizações envolvidas com a formação e qualificação de pessoal técnico da área da saúde na América Latina, Caribe, países africanos de língua oficial portuguesa (Palop) e Portugal. O site apresenta os cursos oferecidos e material didático para diversas áreas temáticas. Além disso, o visitante pode contar com uma biblioteca de artigos, boletins, livros e outros documentos.

Rede Nordeste de Formação em Saúde daq Família (Renasf)
Criada em 2009, a Renasf tem como finalidade fomentar a pesquisa e o ensino do tema de Saúde da Família e temas correlatos. Para tal, dedica-se à produção de conhecimento e desenvolvimento de atividades de ensino em nível de pós-graduação.

Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde
A Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rorehs) é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e instituições nacionais de pesquisa. O site oferece produtos e publicações com informações e análises sobre recursos humanos, de modo a facilitar a formulação de políticas e programas sociais. A Fiocruz participa com observatórios em algumas de suas unidades

Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec)
Plataforma virtual de acesso livre para registro de estudos experimentais e não-experimentais realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O Rebec é um projeto conjunto do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e da Fiocruz. Seu comitê executivo é composto pelas instituições supracitadas e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Voltar ao topoVoltar