Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto Sankofa estimula estudos afro-brasileiros e indígenas na Fiocruz

Convite para o evento informando data, local e horário

21/09/2017

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Fiocruz promove, nos dias 17 e 19 de outubro de 2017, o projeto Sankofa, que objetiva avançar, instituir e tornar orgânico na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), os estudos, pesquisas e atividades escolares e extra-escolares sobre as questões e relações étnico-raciais. O evento tem entrada gratuita.

Conheça a programação:

17/10 - Manhã
Abertura
Apresentação, contextualização e organização das atividades durante o evento.

Debate: A Descolonização do Currículo
José Roberto da Silva Rodrigues - professor adjunto de História do Instituto de Fernando Rodrigues da Silveira/CAp-UERJ e co-coordenando a linha de pesquisa Espaços Educativos e Desigualdades junto ao Laboratório do Ensino de História/Uerj (LEH-CAp).

Michael Junior Queiroz de Oliveira (Baré) - historiador, especialista na lei que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Atuou no Centro Cultural Indígena Aldeia do Maracanã, no Grupo de Trabalho de Cultura e História indígena.

Rosiane Cardoso - mestre em Arte e Cultura Afro-Brasileira e educadora em arte visuais.

Tarde
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas diversas disciplinas.

19 de outubro - Manhã
Debate: Racismo, diversidade cultural e a produção do conhecimento científico tecnológico universal
Luane Bento dos Santos - mestre em Relações Etnicorracias pelo Cefet/RJ, possui experiência em Antropologia das Populações Afro-brasileira, Educação e Relações Étnico-raciais e Saberes Populares e Científicos.

Arthur José Baptista - professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos Pesquisas e Ações sobre Racismo e Relações Étnico-raciais (Geparrei), desenvolve o Curso de Cultura e Mitologia Yoruba como projeto de extensão.

Tarde
Oficinas
Jongo Congola
Corporeidade Negra
Ervas Sagradas
Canto negro
Bonecas Abayomi
O corpo, as relações de gênero e o cuidado em Saúde da População Negra
Cinema Negro
Racismo e Religiões de matrizes africanas
Texturização
Refugiados LGBT: combatendo a intolerância, promovendo a resistência

Noite
Festa: DJ e apresentação de MCs, além de intervenções culturais e projeção de imagens
A noite cultural Sankofa possibilitará o conhecimento de alguns dos caminhos que muitos dos grandes nomes da música produziram durante gerações, perpassando ritmos africanos, caribenhos e latino-africano.
A escolha dos organizadores do evento pelos MCs, DJs e gêneros musicais demarca a intenção de divulgação e reapropriação artística cultural por negros atuantes, no intuito de promover a cultura negra através da sua arte. Demarcando um posicionamento político racial e de classe, tão significativo para a comunidade negra.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar