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Práticas educativas em dengue são tema de pesquisa


16/05/2012

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A Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticas educativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue foi o tema da dissertação de mestrado defendida pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O estudo também discutiu a importância da abordagem do tema da dengue no espaço escolar, a relação entre profissionais de saúde e professores e sinalizou a doença como negligenciada.

O trabalho realizado pela estudante Sheila Soares de Assis, orientada pelas pesquisadoras Virgínia Torres Schall, chefe do Laboratório de Educação em Saúde, e Denise Nacif Pimenta, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, analisou as percepções apresentadas por professores de ciências e biologia e de profissionais de saúde, atuantes em uma localidade do município de Itaboraí (RJ) com relação aos recursos pedagógicos, como livros didáticos e materiais impressos utilizados em ações educativas realizadas para auxílio à prevenção da dengue.

A pesquisa mostrou que a integração entre os setores da saúde e da educação para a realização das práticas educativas destinadas à prevenção e controle da dengue é insuficiente, e que os materiais educativos e informativos impressos utilizam uma abordagem que se distancia do cotidiano daqueles que a utilizam.

A matéria na íntegra.

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