Início do conteúdo

12/06/2012

Oficina ‘Cooperação Estratégica para o SUS’ debate os desafios para a qualificação do Sistema, nesta quarta, no Conasems


O XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Maceió, recebe nesta quarta-feira (13/6) a oficina de trabalho Cooperação Estratégica para o SUS – Fiocruz, Conass e Conasems. Gestores setoriais e profissionais de saúde vão apresentar e discutir os resultados alcançados no esforço de constituir e consolidar uma rede horizontal de cooperação técnica entre estados e municípios, na busca de soluções para os problemas e desafios para a qualificação do SUS.

Há dois anos, no XXVI Congresso Nacional do Conasems realizado em Gramado (RS), a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conasems firmaram o Acordo de Cooperação Técnica “Agenda Estratégica para o Fortalecimento do SUS”, visando ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente. Através do projeto Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS, a Fiocruz dá suporte ao processo de formulação e implantação de políticas, programas e intervenções em saúde pública e fortalece seu papel institucional de gerar e dar acesso a informações e conhecimentos estratégicos em saúde.

 Inicialmente, a Fiocruz realizou um diagnóstico no qual mapeou as contribuições que os diversos projetos e grupos de pesquisa podem aportar ao trabalho. Agora, no segundo semestre de 2012, a Fundação pretende aperfeiçoar e socializar os produtos. A oficina, que será realizada no Hotel Meridiano, em Pajuçara, terá também o objetivo de definir o cronograma de atividades para a próxima etapa do trabalho. 

A programação completa da oficina.

Voltar ao topoVoltar