Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Gestão territorial

- Plano Diretor do CFMA, de Infraestrutura e Gestão Territorial – Alinhado aos critérios de sustentabilidade socioambiental, visa desenvolver a infraestrutura e a consolidação da soberania do CFMA, além de apoiar atividades de outras unidades da Fiocruz. Colabora também no planejamento de intervenções em infraestrutura em curso no território na CJM.

- Regularização Fundiária e Urbanística – Ação conjunta com a Superintendência de Patrimônio da União e a Prefeitura, de apoio à urbanização de assentamentos residenciais e à titulação de imóveis em área adjacente ao Campus.

- Melhorias Habitacionais – Projeto em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Com foco no conceito de “habitação saudável”, define ações de melhorias exemplares em 28 moradias, que priorizam a segurança e a saúde. Entre as iniciativas, a troca de telhas e caixas d’água de amianto, material nocivo ao organismo humano, por similares adequados.

- Núcleo de Convívio – Com equipe multidisciplinar, que inclui profissionais da área social, assessores jurídicos e arquitetos, promove suporte, diálogo e mediação de conflitos junto às famílias moradoras do setor 1 da CJM. Os objetivos são a promoção da saúde, o fortalecimento dos vínculos afetivos e a construção de soluções coletivas para situações de risco, além do apoio aos processos de regularização fundiária e ao projeto Melhorias Habitacionais. 

- Saúde na Escola – Programa em implantação em três escolas – de Ensino Médio, Ensino Fundamental e em um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) – em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Contribui na formação de profissionais de saúde, além de prestar serviços de saúde a crianças e adolescentes. 

Voltar ao topoVoltar