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Lançada nova edição da revista 'Ciência e Saúde Coletiva'


29/01/2018

Fonte: Ensp/Fiocruz

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A primeira edição de 2018 da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.23 n.1) está disponível on-line e aborda como tema a situação atual da investigação qualitativa. Os pesquisadores portugueses Catarina Brandão, Jaime Ribeiro e António Pedro Costa, que assinam o editorial, consideram que a comunidade científica reconhece cada vez mais a importância de integrar a perspectiva qualitativa nos processos de investigação, de modo a produzir conhecimento holístico e útil sobre a complexidade da experiência humana. “A investigação qualitativa tem preocupações sociais e dá destaque aos interesses de atores sociais. Dá voz às pessoas, à sociedade, muitas vezes a grupos minoritários, explicitando como processos são vividos e os significados que lhes são atribuídos. Esta premissa central é, cada vez mais, entendida enquanto uma mais-valia, avançando-se assim para além da hegemonia do paradigma quantitativo na investigação”, observam. 

Essa edição da revista conta com seis artigos apresentados no 5° Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, sujeitos a reformulação e a avaliação por pares. A seleção procurou a diversidade metodológica e dar voz a vários grupos de profissionais e futuros profissionais no campo da saúde coletiva, com a discussão internacional dos objetos de estudo, procurando contribuir para o equilíbrio entre um mundo que é globalizado e a necessidade de privilegiar o que é único e particular. Foram selecionados artigos que apresentam diversas abordagens fenomenológicas e metodológicas e que focam atores sociais do campo da saúde. 

Em um dos artigos da revista, Avaliação de percepções sobre gestão da clínica em cursos orientados por competência, os pesquisadores Romeu Gomes, do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo); Roberto de Queiroz Padilha e Valéria Vernaschi Lima, da Universidade Federal de São Carlos; e Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) avaliam percepções de domínio de capacidades em gestão da clínica de participantes de cursos orientados por competência e baseados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, antes e após o processo de formação oferecido. Três marcos conceituais foram utilizados: gestão da clínica, expectativa de autoeficácia e concepção holística de competência. O conjunto dos sujeitos que participaram simultaneamente nos dois momentos foi composto de 825 especializandos.

Na análise, foram utilizados média, mediana, desvio-padrão e o teste de Wilcoxon. Em termos de resultados, em geral, a percepção de domínio de capacidades em gestão da clínica aumentou após os cursos, evidenciando a contribuição positiva do processo na formação dos especializandos. Conclui-se, dentre outros aspectos, que as iniciativas educacionais estudadas, orientadas por competência e baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, podem obter, dentre os seus resultados, o aumento da percepção de seus participantes acerca do domínio de capacidades presentes no perfil de competência, confirmando a hipótese do estudo.

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