Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Laboratório de Bacteriologia da Tuberculose


Local: Centro de Referência Professor Helio Fraga-Jacarepaguá (Estrada de Curicica, 2000)

Telefones: (21) 2448-6828 ou 2448-6834

Coordenador: Fátima Fandinho

E-mail: fandinho@ensp.fiocruz.br

Realiza procedimentos laboratoriais de alta complexidade para complementação diagnóstica; coordena tecnicamente a Rede de Laboratórios de Tuberculose do país; padroniza técnicas empregadas pela rede; avalia novos métodos laboratoriais para diagnóstico. Realiza ainda assessoria e visitas técnicas aos Laboratórios Centrais dos Estados da União (Lacens); promove capacitação de recursos humanos; disponibiliza relatórios técnicos e de gestão aos gestores nacionais. Faz parte da rotina a realização de exames de baciloscopia e cultura de amostras clínicas do ambulatório de vigilância de tuberculose MDR do Centro de Referência. A identificação de espécie e o teste de sensibilidade, por meio de várias técnicas, são realizados a partir de culturas positivas enviadas pelos Lacens e outros laboratórios.

O laboratório possui um setor de Produção de Insumos que faz a diluição da tuberculina bruta (50.000 UI), em PPD Rt-23 (2 UT), para distribuição em todo o Brasil, com controle de qualidade "in vitro" e "in vivo", através de ensaios clínicos necessários à liberação do produto para o consumo. O laboratório, em conjunto com o TECPAR, está desenvolvendo uma tuberculina nacional. O setor produz e fornece meios de cultura e alguns insumos para os Lacens, uma forma de assegurar a qualidade dos testes de sensibilidade ali realizados, como reserva estratégica e alternativa para situações de desabastecimento na rede.

As linhas de pesquisa prioritárias, atualmente em andamento, são de novos métodos para o diagnóstico rápido da tuberculose, genotipagem molecular, estudos epidemiológicos e implantação do sequenciamento para auxílio na identificação de espécies micobacterianas e detecção rápida da resistência.

Voltar ao topoVoltar