Início do conteúdo

Jogos e materiais educativos

Criança brincando com jogo educativo do Biodescoberta

Diversas unidades da Fiocruz desenvolvem atividades e materiais interativos e educativos voltados a estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde. Entre os produtos estão livros, boletins, jogos, projetos audiovisuais e multimídias.

Com enfoque na ciência e na saúde, são elaborados como recursos educativos lúdicos e dinâmicos. A ideia é partir da curiosidade, do questionamento e da exploração das experiências, para ampliar a sensação de realização pessoal pelo aprendizado.

Os laboratórios de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) desenvolvem uma série de projetos de educação em saúde. Integram tais iniciativas alguns projetos audiovisuais, multimídias, jogos de tabuleiro e eletrônicos, boletins informativos, entre outros. Disponíveis para download no site do IOC – no link “Educação em saúde” - os materiais são voltados para o desenvolvimento e avaliação de novos recursos educativos.

O Museu da Vida também participa ativamente dessa produção. O Invivo, misto de museu virtual e revista de divulgação científica, é um espaço on-line de caráter interativo. Outra ação é a rádio Electron, que mantém um bate-papo sobre temas de ciência e tecnologia. Interessados em adquirir os materiais encontram mais informações no site do Museu.

Como parte da iniciativa, o projeto Vida e saúde no campo, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), disponibiliza diferentes materiais audiovisuais e impressos.  Exemplo disso é a criação do Jogo dos Amigos do Meio Ambiente (Jama), desenvolvido pela pesquisadora Rosane Curi. Essa proposta diverte e ensina jovens e adolescentes, com incentivos a reflexões sobre a relação meio ambiente, saúde, trabalho agrícola e agrotóxicos.

O jogo educativo-cooperativo está em formato impresso e foi distribuído gratuitamente, enquanto um estudo de recepção, com objetivo de obter avaliação em escolas no meio rural em diversos estados do Brasil. Foi enviado também aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e algumas unidades de saúde da família que atuam em áreas rurais.

Ainda parte do projeto Vida e saúde no campo, outros produtos, como vídeo, programa de rádio, músicas e livros de histórias foram distribuídos para 1.000 equipes de saúde da família atuantes em áreas rurais de todas as regiões do país.

Em congruência com as ações de educação em saúde, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) também produz materiais como livros, vídeos, e até mesmo um Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Todos estão disponíveis no site da Escola, no link Publicações – Materiais educativos.

Voltar ao topoVoltar