Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Responsabilidade ambiental

A Fiocruz conquistou, em 2014, o prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, por sua gestão sustentável de resíduos perigosos. As práticas abrangem coleta e correta destinação de resíduos químicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, resíduos tecnológicos e óleo vegetal.

O prêmio, que em 2014 realizou sua 5ª edição, faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. Suas diretrizes são fundamentadas nas recomendações da Agenda 21, no Princípio 8 da Declaração da Rio 92 e na Declaração de Johanesburgo.

Para a Fundação, que concorreu com 36 instituições, esse prêmio sinaliza o avanço e a consolidação da missão e dos objetivos estratégicos de sua área de responsabilidade socioambiental.

Com a adesão à A3P e a premiação, a Fiocruz passa a adotar dois selos de sustentabilidade:

  • Verde – Concedido a instituições públicas que se empenham na implantação da A3P, por meio da adesão formal ao programa;
  • Laranja – Conferido aos órgãos com ações destacadas pelo Prêmio A3P. Após um ano nessa categoria, a instituição encaminha um relatório de ações e se candidata ao selo prata.

Voltar ao topoVoltar