Início do conteúdo

Fórum Itaboraí: Histórico cultural

Foto de fachada do palácio itaboraí

O Palácio Itaboraí, sede do Fórum, está situado no bairro Valparaíso, bem próximo ao Centro de Petrópolis. O histórico a seguir confirma a importância do prédio, tombado pelo Iphan, como patrimônio cultural:

- Erguido em 1892, como residência de verão do projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzi, guarda características ornamentais de inspiração clássica, como as colunas das varandas e as imponentes escadas em mármore que conduzem os visitantes aos salões principais da casa. 

- Outra preciosidade preservada é o jardim em estilo inglês que cerca o Palácio. Implantado em uma colina natural, apresenta uma sucessão de planos suspensos.

- Mais tarde, confirmando sua vocação para a educação, o prédio abrigou o Colégio Americano e, posteriormente, a primeira Faculdade de Direito de Petrópolis.

- Em 1938 e 1944, respectivamente, quando o palácio já pertencia ao Estado, o Governo Fluminense incorporou cada um dos terrenos laterais da propriedade, com as construções existentes, para transformá-la em residência de verão dos governadores.

- Em 21 de dezembro de 1998, por meio de termo assinado com o governo do Estado, a Fiocruz recebeu em cessão de uso o Palácio Itaboraí, com a finalidade de abrigar encontros de estudos, pesquisas e conferências avançadas nos campos da saúde pública e da pesquisa médica, para formular e definir políticas da área, bem como promover cursos, exposições, concertos e outros eventos sociais abertos à comunidade petropolitana.

  • Foto de pessoas em evento na Biblioteca do Fórum Itaboraí
  • Foto de pessoas sentadas em evento no auditório do Fórum Itaboraí
  • Foto da Trilha do Arboreto de dia com sol
  • Foto do Palácio Itaboraí à noite iluminado por alguns holofotes

Voltar ao topoVoltar