Início do conteúdo

Fórum Itaboraí - Fiocruz Petrópolis

F

Em 18 de outubro de 2011, a Fiocruz inaugurou no Palácio Itaboraí – joia arquitetônica da cidade de Petrópolis, na serra fluminense – o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. Concebido como programa especial da Presidência, o Fórum se consolidou como um espaço representativo das atividades da Fundação, ponto de encontro de cientistas, intelectuais, gestores e educadores brasileiros e estrangeiros dedicados a refletir, gerar ideias, formular políticas e práticas redutoras das desigualdades sociais e das iniquidades em saúde.

Em pouco tempo, contando com a parceria dos governos estadual e municipal, o Fórum Itaboraí estendeu sua atuação para outras áreas. A diversificação dos projetos permitiu ampliar o foco social e científico. Hoje, o programa oferece uma série de serviços aos cidadãos, de espaços de estudos com acesso a bibliotecas física e virtuais, a cursos de música e apoio à capacitação tecnológica de profissionais de saúde e outros setores.

Para os visitantes, além da arquitetura de linhas clássicas do Palácio e de sua agenda de exposições, outra atração é a natureza exuberante do entorno, que inclui um jardim em planos suspensos e a Trilha do Arboreto, mostra permanente de plantas medicinais, nutricionais, aromáticas e ornamentais pertencentes à biodiversidade local.

Plantas medicinais
Foto da trilha do Arboreto de dia com sol

Trilha do Arboreto e cooperação para produção são projetos do Fórum Itaboraí para estimular conhecimento e usos da biodiversidade vegetal da região

A cada edição uma apresentação artística seguida de debate
marca das quartas culturais em letras vermelhas

Sempre temas da atualidade com visão político-social

Orquestra de Câmara do Fórum Itaboraí
Foto da orquestra de apresentando

Assista vídeo de parte de uma apresentação

Voltar ao topoVoltar