Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Fórum Itaboraí: Desenvolvimento comunitário

Entre as metas prioritárias do Fórum Itaboraí está a promoção do conceito de Cidades Saudáveis. A principal estratégia nesse sentido é a de cooperação técnica com a Prefeitura de Petrópolis para a implementação de projetos de comunidades saudáveis, com particular referência a projetos nacionais de desenvolvimento social, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano Brasil Sem Miséria.

A parceria viabilizou a criação do Saudade Saudável, projeto de trabalho técnico social que consiste em conjunto de ações voltadas para a mobilização, a organização e o desenvolvimento comunitários. Nesse caso, a iniciativa estimula a participação ativa da população de Estrada da Saudade – comunidade local de aproximadamente 3 mil famílias – na elaboração e no acompanhamento de soluções para melhorar as condições de vida.

O projeto oferece suporte para o exercício pleno da cidadania nas intervenções de urbanização, regularização fundiária, geração de trabalho e renda, melhorias habitacionais, reassentamento e recuperação ambiental.

Voltar ao topoVoltar