Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Arte e saúde

Sempre com foco na promoção da saúde, o Fórum Itaboraí mantém o Espaço de Arte, Cultura e Saúde, que faz do acesso a bens artísticos e culturais um passaporte para a superação de iniquidades sociais.

Um projeto exemplar está na criação e manutenção da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, a OCPIT. Direcionado a jovens do ensino público e bolsistas integrais de instituições particulares, oferece curso intensivo teórico e prático, com aulas individuais e coletivas de música, com perspectiva profissionalizante e humanista. A OCPIT se apresenta regularmente na rede pública e participa de eventos da cidade e do Rio de Janeiro.

Outro destaque são as Quartas Culturais: a cada edição, uma apresentação artística é seguida de debate sobre tema atual, com visão político-social. Entre eles, as contradições da sociedade petropolitana; o direito à saúde e os desafios da universalização; a reforma urbana; o direito à água.

Entre os projetos em implantação estão o Programa de Ensino de Xadrez, para crianças da comunidade da Estrada da Saudade, e o Espaço de Xadrez para a Terceira Idade.

Voltar ao topoVoltar