Início do conteúdo

15/06/2012

Fiocruz organiza festa para a vacinação

Criança usa o microscópio com auxílio de um adulto

O campus sede da Fundação, em Manguinhos, será palco de uma grande festa neste sábado (16/6), quando acontece a 19° edição do Fiocruz pra Você. O evento promove a vacinação de crianças contra a poliomielite. Mas, além das vacinas, serão oferecidas ao público mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde. A festa vai de 8h às 17h, e a entrada é franca.

A expectativa é que 3 mil crianças sejam imunizadas. Podem receber as gotinhas crianças com menos de 5 anos, e a recomendação é que os pais lembrem de apresentar a carteirinha de vacinação.

Haverá inúmeras atrações: shows, balé, oficinas e estandes. No Museu da Vida, os visitantes poderão conferir a exposição Nós no mundo que, com elementos interativos, estimula a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável. Na atividade Show de ciência, haverá a realização de experimentos interativos em Química e Física, com a utilização de mágica e artes cênicas.

No gramado da Tenda da Ciência, a atividade Câmara Escura desvendará como uma imagem é formada no cérebro humano. As crianças poderão ainda participar de uma pescaria de micro-organismos, fazer uma oficina de animação e percorrer um circuito que mostrará a contaminação natural dos alimentos crus - dentre inúmeras outras atrações, como trechos do balé Portinari e show da Orquestra de Sopros e Flautistas da Pro Arte. E equipes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) vão abordar temas como cuidados para manter a saúde dos bebês, avaliação motora para crianças de até um ano e dicas importantes sobre a saúde da mulher no que se refere à osteogênese imperfeita (doença nos ossos de origem genética).

Em outros estados

As atividades também acontecerão nas unidades regionais da Fundação. Na Fiocruz Minas, a vacinação é acompanhada de estandes científicos: pesquisadores levarão às ruas equipamentos de uso interno de seus laboratórios e apresentarão curiosidades sobre os estudos e experimentos desenvolvidos nesses locais. Crianças e adultos serão orientados sobre estudos em ciências por estudantes, professores e pesquisadores renomados. Estarão disponíveis microscópios e maquetes de trabalhos científicos realizados pela instituição. Além disso, haverá atrações circenses, teatrais e musicais gratuitas. 

Voltar ao topoVoltar