Início do conteúdo

06/09/2017

Fiocruz Minas sedia o ‘Genomic Day’ (18/9)


Fonte: Fiocruz Minas

No dia 18 de setembro, pesquisadores da área de genômica e estudantes de ensino médio têm um encontro marcado na Fiocruz Minas. Eles participarão do Genomic Day, um evento que tem por objetivo apresentar aos alunos do ensino médio esse importante segmento da biomedicina, mostrando os avanços ocorridos e as diferentes possibilidades que o ramo oferece.

Durante todo o dia, serão 12 palestras, ministradas por especialistas da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Usando uma linguagem simples e didática, os pesquisadores abordarão questões como biologia molecular, transcriptoma, filogenética, microbioma, neurogenômica, pesquisa translacional, entre outros tópicos. As apresentações durarão cerca de 20 minutos e, ao final de cada uma delas, a plateia poderá interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.

Também está prevista uma visita técnica a um dos laboratórios multiusuários da Fiocruz e à plataforma tecnológica de sequenciamento genômico, para que os estudantes possam ver como acontece, na prática, algumas das aplicações da genômica.

De acordo com os organizadores do evento, a ideia é promover uma aproximação com o público jovem, exatamente nesta fase importante da vida, que é o momento da escolha da profissão. “Nosso intuito é abrir esse universo científico, mostrando que a genômica é algo que faz parte do dia-a-dia e que tem gente, bem perto deles, trabalhando nesse ramo da ciência”, explica o pesquisador da Fiocruz Minas Roney Coimbra, coordenador do Genomic Day em Belo Horizonte.

Pelo menos quatro escolas –entre públicas e privadas-, localizadas no entorno da Fiocruz, devem participar das atividades. As inscrições estão sendo feitas por meio da coordenação do Programa de Vocação Científica da unidade.

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que integra o Programa IOC+Escolas, visando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio. Em Belo Horizonte, as atividades acontecem sob coordenação do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas. O evento será realizado no auditório da unidade (Avenida Augusto de Lima, 1715, Barro Preto), das 8h às 17h.

Conheça a programação.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar