Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Politécnica comemora 27 anos com mesa-redonda e lançamento de livros


15/10/2012

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) comemora nesta quarta-feira seu aniversário de 27 anos, com uma homenagem a um de seus fundadores e ex-diretor, Antenor Amâncio, que morreu em agosto deste ano.

A comemoração de aniversário se inicia às 13h30, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, com a mesa-redonda Privatizações e precarizações nas políticas sociais no Brasil contemporâneo. O debate terá a participação de Eveline Algebaile, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Inês Bravo, da Faculdade de Serviço Social da Uerj, e Marco Aurélio Santana, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seguida, a Escola fará a homenagem a Antenor Amâncio, com a exibição de um vídeo com depoimentos de pessoas que conviveram com o ex-diretor.

Para encerrar as comemorações de aniversário, haverá um coquetel, no pátio circular da Escola, em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e para os lançamentos editorias da Escolas. Um dos lançamentos é o volume 7 da Série Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando Trabalho, Ciência e Cultura, organizado por André Dantas e Marco Antônio Santos. O livro reúne artigos de alunos do ensino médio integrado à educação profissional em saúde da Escola. A produção é derivada das monografias que os estudantes apresentam no último ano do ensino médio, dentro do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), que estimula os jovens estudantes a aprender pesquisando. O novo volume da série reúne 23 artigos, que tratam de temas como neurobiologia e filosofia, publicidade de medicamentos, organizações estudantis na educação política da juventude, criminalização da pobreza nas favelas e a trajetória do funk carioca, entre outros assuntos.
Serão lançados ainda o hipertexto do Dicionário da educação do campo, organizado por Roseli Caldart, Paulo Alentejano, Isabel Brasil e Gaudêncio Frigotto; e o novo folder institucional da EPSJV.

Também haverá o relançamento do livro Poetas de Manguinhos III, organizado por Antenor Amâncio e Luiz Fernando Ferreira.

Leia a reportagem completa.

Voltar ao topoVoltar