Início do conteúdo

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp)


É voltada para a capacitação e formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, a produção científica e tecnológica e a prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. Participa de debates sobre políticas públicas de saúde e promove cursos para formar profissionais comprometidos com a transformação do contexto social brasileiro.

Mantém ainda quatro áreas voltadas para a manutenção e o desenvolvimento de serviços de referência, especializadas na análise e discussão dos agravos à saúde da população brasileira: o Centro Colaborador na Área de Políticas Farmacêuticas, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e o Centro de Vigilância e Monitoramento de Endemias.

Realiza ações de cooperação técnico-científica, dando apoio a países em desenvolvimento da América Latina, Caribe e África a projetos com países desenvolvidos. Visa a contribuir para a consolidação do papel do Brasil no cenário da saúde pública de âmbito internacional, por meio de uma dinâmica técnica e política que possa realçar ações de intercâmbio, geração, difusão e aplicação de conhecimentos produzidos pelo escopo de atividades técnicas e científicas da Ensp.

A Educação a Distância (EAD) da Ensp tem pautado suas ações nos pressupostos da Educação Permanente em Saúde e na parceria com o Ministério da Saúde. Promove cursos em níveis de pós-graduação lato sensu e de educação profissional.

Principais serviços

  • Pós-graduação stricto sensu: mestrado, mestrado profissional e doutorado nas áreas de saúde pública, saúde pública e ambiente e epidemiologia em saúde pública.
  • Pós-graduação lato sensu: abrange amplo leque de cursos nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e atualização disponibilizados por meio de programas presenciais ou de educação a distância.
  • Escola de Governo: propõe-se a estruturar a formação e a educação permanente de gestores e profissionais de saúde, incorporando às características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas, a construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação.
  • Centro de Saúde Escola Germano de Silval Faria: prestação de assistência multidisciplinar, por meio da promoção, prevenção e cuidados de saúde, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e informação em saúde pública.
  • Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh): referência para o Ministério da Saúde nas ações de saúde, trabalho e ambiente. Seus objetivos são: formar recursos humanos para a área, através de cursos de especialização, mestrado e doutorado; desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação trabalho, saúde e ambiente, propiciando o desenvolvimento de novas metodologias, bem como a proposição e avaliação de políticas públicas; e desenvolver atividades de cooperação técnica, principalmente junto às secretarias de Saúde dos estados e municípios, instituições técnico-científicas, sindicatos e ministérios públicos.
  • Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias): tem como propósito desenvolver em Manguinhos um território integrado de saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico que se traduza em melhorias da condição atual de saúde e vida da população adstrita, por meio da cooperação entre a Ensp/Fiocruz e o município do Rio de Janeiro.

Endereço

Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21.041-210

Contatos

(21) 2598-2525 e (21) 2598-2730 ou 08000-230085 (Serviço de Gestão Acadêmica)
www.ensp.fiocruz.br

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados

Voltar ao topoVoltar