Início do conteúdo

Benefícios

Difusão e visibilidade – Os principais benefícios da publicação em acesso aberto são a difusão e a visibilidade da produção. Para que os autores tenham uma percepção mais acurada do impacto de seu trabalho, alguns sistemas preveem informações sobre quantidade e locais de visualizações, downloads, citações e outras utilizações.

Repercussão da obra – Com relação à publicação em revista científica, o acesso aberto garante maior repercussão à obra por estar livre de qualquer obstáculo financeiro, tecnológico ou institucional. E quanto mais instituições implantarem políticas de acesso aberto mais difundida será a produção, uma vez que os repositórios e instituições têm o potencial de se comunicarem.

Os periódicos fechados, ao contrário, excluem grandes grupos de usuários, uma vez que suas editoras cobram pelo acesso. Em alguns casos, chegam a estabelecer um “aluguel do acesso”, regulado pela continuidade do pagamento.

Proteção contra plágios – Não existe proteção efetiva contra o plágio, uma vez que os próprios programas de computação não são eficientes: buscam uma literalidade absoluta porém diminuta, que nem sempre configura plágio, e não captam modificações sutis que podem caracterizá-lo.

A melhor defesa contra plágios, portanto, é justamente divulgar a obra e sua autoria ao máximo, tornando-a pública e de amplo acesso. Deste modo, não apenas o autor, mas qualquer um pode identificar a apropriação indevida da autoria ou a mutilação imprópria do trabalho. O acesso aberto torna esta possibilidade viável.

Voltar ao topoVoltar