Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Debate na Fiocruz vai discutir, na sexta (16/8), as classes sociais no Brasil contemporâneo


14/08/2013

Compartilhar:

A Fiocruz recebe, nesta sexta (16/8), o debate Classes sociais no Brasil contemporâneo. Será às 9h, no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), com a presença do sociólogo Jessé Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele vai tratar o tema ao lado de Carlos Sávio Gomes Teixeira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tatiana Wargas Baptista, da Ensp.

O tema das classes sociais no capitalismo brasileiro tornou-se uma das questões mais candentes no debate público e científico brasileiro, com a difusão recente da chamada "nova classe média", e apresenta desafios importantes para a formulação das políticas de saúde.

Jessé Souza é doutor em sociologia pela Karl Ruprecht Universität, Heidelberg, e professor titular da UFJF, onde coordena o Centro de Pesquisa sobre Desigualdade Social (Cepedes). Ele é autor de uma série de livros seminais, como: A construção social da subcidadania - para uma sociologia política da modernidade periférica, A invisibilidade da desigualdade brasileira, A ralé brasileira - quem é e como vive, Os batalhadores brasileiros - nova classe média ou nova classe trabalhadora?, todos publicados pela Editora da UFMG.

O debate será transmitido ao vivo, on-line, pelo link  http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

Serviço

Debate Classes sociais no Brasil contemporâneo
Data: 16/8
Horário: 9h às 13h
Local: Salão internacional da Ensp
Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Voltar ao topoVoltar