Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CPA faz balanço das ações de 2017


20/12/2017

Por: Alex Bicca (CPA/Fiocruz)

Compartilhar:

A CPA Fiocruz encerra o ano de 2017 com acontecimentos muito significativos no âmbito da Comissão, analisa a presidente da CPA, Isabella Delgado. Neste ano, oficializou-se o credenciamento institucional da Fiocruz como Escola de Governo, houve a mudança da presidência da CPA (antes presidida pela professora Tânia Celeste, que passou a coordenar exclusivamente o Lato Sensu na instituição), iniciou-se o projeto “CPA Itinerante”, e foi aprovado o regimento da Comissão, sendo posteriormente homologado em reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz, em 04 dezembro.

No último dia 04 de dezembro, foi homologado o regimento da CPA em reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz. Após breve apresentação da presidente da CPA sobre a estruturação e o funcionamento da Comissão aos membros no CD Fiocruz, houve votação para a homologação do regimento, que já havia sido aprovado – na 4ª reunião da CPA em 07 de junho de 2017, pelos próprios membros da Comissão. Foi acordado que o regimento, homologado por unanimidade após votação dos membros do CD Fiocruz, deverá ser apresentado, para fins de divulgação, na próxima Câmara Técnica de Educação da Fiocruz.
No mês de novembro de 2017, a Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz (CPA-Fiocruz) iniciou o ciclo de visitas às unidades técnico-científicas da instituição. Essa ação, denominada “CPA Itinerante”, consta no planejamento da comissão para o período 2016-2018 e teve início com visitas à COC e ao INCQS.

A ideia é visitar todas as unidades ao longo de 2018. Membros dos diferentes segmentos estiveram presentes, num rico momento de discussão. O objetivo principal do encontro foi divulgar a CPA-Fiocruz e sensibilizar equipes vinculadas ao ensino Lato Sensu das unidades sobre o processo de auto avaliação institucional, que é condição do credenciamento MEC.  Os dois encontros contaram com os colegas da VPEIC: Paulo Carvalho, Tania Celeste e Sandra Benigno e com representantes de docentes, alunos, egressos, secretarias acadêmicas e gestores das unidades.

O grupo da CPA também vem participando de uma série de eventos internos e externos, cujos temas são pertinentes à ação da Comissão. Neste sentido, cabe destaque a participação em reuniões conduzidas pela Coordenação Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC) e da Coordenação do Lato Sensu, com a presença de representantes de todas as unidades técnico-científicas da Fiocruz. Além disso, no último triênio, a CPA esteve presente nas duas reuniões do Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), coordenadas pela ENAP.

Perspectivas
No mês de outubro, foi encaminhado memorando da CPA à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz com proposta de mudança da vigência do mandato de seus membros, de dois para três anos. Esta proposta tem a finalidade de alinhar a vigência do mandato de membros da CPA com o ciclo avaliativo do MEC e com o PDI. Há uma sinalização positiva da presidência da Fiocruz, porém a Comissão ainda aguarda parecer oficial sobre essa mudança.

A próxima reunião da Comissão está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. Nesta ocasião, espera-se avançar nesse tema, bem como, abordar outros aspectos relevantes, tais como o final do primeiro mandato de alguns membros da CPA, a continuidade e o planejamento de visitas do projeto “CPA Itinerante” e o relatório final do primeiro biênio de nossa Comissão Própria de Avaliação.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar