Início do conteúdo

Coordenação de Cooperação Social

C

A Coordenação de Cooperação Social é o orgão da Presidência da Fiocruz responsável pela indução, pelo fomento e pela articulação de projetos e programas sociais desenvolvidos pela Fundação, principalmente nos territórios do entorno de seus campi.

Em linha com a missão institucional da Fiocruz, a Coordenação assume o compromisso de interagir com o poder público, instituições e organizações para o enfrentamento e a redução das desigualdades e iniquidades sociais da saúde – relacionadas às condições gerais de vida, ambiente, trabalho e acesso à cultura, educação, lazer e serviços essenciais.

Cabe à Cooperação Social estimular o desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde a partir de metodologias participativas e integradoras entre os saberes popular e científico.

As iniciativas desenvolvidas pela Fiocruz se articulam, especialmente, com organizações de base sociocomunitárias, grupos e movimentos sociais em territórios em situação de vulnerabilidade civil, social e ambiental, visando a proposição, a participação e o controle de políticas públicas promotoras de saúde.

Pesquisadores na mesa

Pesquisa realizada pela Cooperação Social da Fiocruz em algumas comunidades mostrou que 91% dos entrevistados já vivenciaram a violência

Menina falando no microfone

Evento ocorreu na Biblioteca Parque de Manguinhos, que há 12 meses vive ameaça de fechamento

Voltar ao topoVoltar