Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Editais de Projetos


O edital da Cooperação Social para o desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde tem como principais objetivos induzir, fomentar e articular processos de construção da tecnologia social para a promoção da saúde nos territórios socioambientalmente vulnerabilizados do entorno dos campi da Fiocruz. A elaboração e execução dos projetos têm como bases redes/plataformas cooperativas sociotécnicas destinadas a gerar produtos, técnicas, processos, metodologias e serviços que sejam reaplicáveis.

A instrumentalização da tecnologia social em saúde deve buscar a transformação de realidades relacionadas ao objeto dos projetos, resultando na redução de iniquidades socioambientais e na melhoria da qualidade de vida. Para o monitoramento dos projetos apoiados no âmbito do edital utilizam-se metodologias participativas, com os objetivos de acompanhar o progresso; identificar as práticas e os desafios da implementação; promover reflexões em relação aos resultados; e sistematizar e divulgar os resultados, viabilizando sua reaplicação.

Os dois editais realizados pela Cooperação Social apoiaram 36 projetos, com ações em 12 cidades e nove estados brasileiros, e envolveram cerca de 50 mil trabalhadores rurais; jovens (16 a 29 anos); adolescentes; estudantes e educadores; pacientes de saúde mental; gays; profissionais da saúde; representantes de movimentos sociais; e moradores de favelas e comunidades tradicionais.

 

Conheça alguns resultados dos editais:

Almanaque Saúde e Cidade - Edição Jacarepaguá 2013

Manual Mão na Massa

Manual Troca Limpa

Caderno de Práticas e Soluções

Passo a passo - Fossa Verde

Artigo "Educação ambiental em uma perspectiva CSTA: orientações teórico-metodológicas para práticas investigativas"

Educação Científica e Cidadania: transdisciplinaridade por meio da criação das salas-ambiente

História de Manguinhos e a produção social da saúde nesse território exposições enquanto tecnologia social

Paracoco: endemia brasileira (Vídeo-documentário)

Voltar ao topoVoltar