Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

13/02/2017

Consórcio ZIKAlliance se reúne para planejar próximos três anos

André Costa (CCS)

Um consórcio para o enfrentamento ao zika coordenado pelo Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), com financiamento do Programa Horizon 2020 do Diretório Geral de Pesquisa e Inovação da União Europeia e participação da Fiocruz, fez sua primeira reunião nos dias 4 e 5 de dezembro em São Paulo para coordenar e planejar suas atividades nos próximos três anos.

Formado por 52 instituições de 18 países, o ZIKAlliance pretende se focar em três objetivos fundamentais: a) entender o impacto da infecção por zika durante a gravidez e identificar efeitos em recém-nascidos a curto e médio prazo; b) rastrear e documentar a história natural do virus zika em humanos e no seu ambiente no contexto de outros arbovirus circulantes; c) propiciar condições para pesquisa sobre preparação para futuras ameaças epidêmicas na América Latina e no Caribe em colaboração com outros consórcios.

Durante o encontro, sediado na Universidade de São Paulo (USP), cada instituição apresentou e discutiu sua agenda de pesquisa e planos futuros. Foi assegurado que todos os esforços serão realizados para garantir boa bomunicação entre os grupos de trabalho, de modo a possibilitar que as pesquisas avancem de modo eficiente.

O novo consórcio se soma às iniciativas  ZIKAction e ZikaPLAN, financiadas pela mesma organização, no combate ao zika.

Algumas das áreas identificadas como fundamentais para a colaboração são a harmonização de protocolos de estudo, o compartilhamento de dados, uma rede comum de preparação (REDe), a governança e necessidades de comunicação comuns.

O projeto ZIKAlliance recebeu financiamento to Programa de Pesquisa e Inovação Horizon 2020 da União Europeia sob o acordo N. 734548.

Para mais informações sobre o ZIKAlliance, favor entrar em contato com Xavier de Lamballerie (Coordenador Científico) no endereço xavier.de-lamballerie@univ-amu.fr ou no telefone 33-491324420, ou com Flavia Mariani (Gerente de Projetos) no e-mail flavia.mariani@zikalliance.eu ou no número 33-491324412.

Voltar ao topoVoltar