Início do conteúdo

13/09/2017

Cinedebate marca dia de luta das pessoas com deficiência (22/9)


Por: Marina Maria (Icict/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, no dia 22 de setembro de 2017, o 1º Encontro do Comitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência – Diferenças sem desigualdades, das 9h às 13h30, no auditório do Museu da Vida, no campus de Manguinhos, na zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do Comitê com esta atividade é marcar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, mobilizando a comunidade Fiocruz e a sociedade em geral para discutir a urgência em implementar ações inclusivas e os desafios existentes para a garantia da acessibilidade de forma ampla. 

Na programação do evento, estão previstas uma recepção de boas-vindas e, em seguida, um cinedebate, com a exibição do documentário Um dia especial, dirigido por Yuri Amorim, que apresenta a rotina de famílias de pessoas com deficiência, acompanhando o decorrer de um dia na vida de mães e pais com filhos autistas e com síndromes raras. Na sequência ao filme, será realizado um debate, com a mediação de Marcos Besserman, integrante do Comitê e vice-coordenador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e participação de Andrea Apolonia, uma das mães protagonistas do documentário; Maria Antonia Goulart, do Movimento Down; Norma Maria, do Projeto Marias; e Bruno Baptista dos Santos, pedagogo e mediador do Museu do Amanhã. 

Lançado oficialmente em maio de 2017, o Comitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência foi criado para fortalecer ações em prol da equidade, atuando pela construção de uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva. 

O 1º Encontro do Comitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência – Diferenças sem desigualdades contará com medidas de acessibilidade, entre as quais a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, o evento terá transmissão on-line (o link será disponibilizado em breve no Portal Fiocruz). Para mais informações, acompanhe o Portal Fiocruz ou entre em contato pelo e-mail acessibilidade@fiocruz.br.   

Serviço

1º Encontro do Comitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência - Diferenças sem desigualdades
Data: 22 de setembro de 2017
Horário: 9h às 13h30
Local: Auditório do Museu da Vida, no campus de Manguinhos da Fiocruz
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Programação

9h: Boas-vindas

9h:30: Abertura

10h - 13h:30: Cinedebate com exibição do filme Um Dia Especial, de Yuri Amorim

Debatedores(as)
Andrea Apolonia (uma das mães protagonistas do filme)
Bruno Baptista dos Santos (pedagogo e mediador do Museu do Amanhã)
Maria Antonia Goulart (Movimento Down)
Norma Maria (Projeto Marias)

Mediador
Marcos Besserman (Coomitê Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência)

Voltar ao topoVoltar