Início do conteúdo

10/10/2017

Centro de Estudos promove debate sobre políticas sociais e agenda neoliberal


Fonte: CEE/Fiocruz

A política econômica baseada na austeridade, levada à frente no Brasil e em diversos países como forma de enfrentar a crise, vem impondo limites aos avanços obtidos com as políticas sociais de caráter universal, podendo comprometer o crescimento das economias desses países, afetando seu presente e suas perspectivas. Com o objetivo de trazer esse tema para um amplo debate, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz) realizam o seminário Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal, em 16/10, às 13h30, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento tem apoio da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

De modo a priorizar a reflexão e a troca de ideias, serão dedicadas duas horas aos debates, que se seguirão às exposições das integrantes da mesa, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fabíola Sulpino Vieira, e a diretora executiva do Cebes e pesquisadora da Fiocruz, Isabela Soares Santos, com moderação do pesquisador do Ipea e presidente da ABrEs, Carlos Ocké-Reis. Haverá transmissão via internet, e qualquer pessoa poderá participar, conectando-se pelo blog do CEE/Fiocruz ou pela página do Centro no Facebook.

O seminário dá continuidade à parceria entre o Cebes e a Fiocruz – agora ampliada para a Abres e a Abrasco – para fortalecer o debate sobre tema das políticas sociais no país e contribuir para uma discussão voltada à defesa de uma política sustentável, que auxilie no enfrentamento do déficit público, sem que haja cortes em políticas sociais importantes para a manutenção de serviços básicos como educação, saúde, previdência, saneamento e assistência social.

Em 2015, foi realizado o Seminário Internacional Tendências recentes de Welfare State, no Rio de Janeiro, que resultou no livro Políticas e riscos sociais no Brasil e na Europa: convergências e divergências, publicado no início de 2017, com apoio da organização alemã Medico International.

Acesse aqui o documento preparado como subsídio ao debate no seminário Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal.

Serviço

Seminário: Políticas sociais e a austeridade da agenda neoliberal

Data: 16 de outubro
Horário: 13h30
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, auditório Térreo, (Ensp/Fiocruz)
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, Manguinhos, Rio de Janeiro
Transmissão via internet pelo blog do CEE-Fiocruz
Informações: 21 3882-9133 / cee@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar