Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

13/02/2017

Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz integra rede internacional voltada a estudos de futuro


Eliane Bardanachvili

O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz) participou, nos dias 12 e 13 de janeiro, do Incobra Strategic Foresight Workshop, em Frankfurt, Alemanha, inaugurando sua inserção em uma rede de instituições brasileiras e internacionais voltadas a estudos de futuro. O workshop, que já teve uma primeira edição realizada no Brasil em novembro, em Campinas, na qual o CEE também esteve presente, é organizado pelo projeto Incobra (sigla em inglês de Increasing International STI Cooperation between Brazil and The European Union), de fomento à cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e países da União Europeia (UE). “O CEE está investindo, por meio da Cooperação Internacional, na ampliação de parcerias que apoiem a implementação de sua área de estudos prospectivos, ao mesmo tempo em que se torna parceiro de um projeto coordenado por instituições brasileiras e europeias”, observa o coordenador do Centro, Antonio Ivo de Carvalho.

Os estudos de foresight visam identificar tendências, oportunidades e barreiras em áreas definidas, de modo a orientar ações. No workshop do projeto Incobra, a ideia é que esses estudos venham a aprimorar a cooperação em Pesquisa e Inovação (P&I) entre atores do Brasil e da UE, com vistas a benefícios mútuos. “A participação do CEE no evento tem por objetivo aprofundar conhecimentos acerca do planejamento e da estruturação dos estudos de foresight, uma vez que levaremos à frente uma série desses estudos, na área da Saúde”, aponta a pesquisadora Erica Kastrup, que representará o Centro no workshop.

De modo a difundir os estudos de foresight na Fiocruz, o CEE, em parceria com a Unicamp, vai oferecer um curso de formação a servidores da instituição, devendo divulgar mais informações a respeito em breve.

Voltar ao topoVoltar