Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Canal Saúde divulga destaques da semana

Apresentadora do Canal Saúde

17/11/2017

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

Fiquei por dentro do que vai estar em pauta na programação do Canal Saúde ao longo da semana e conheça também os horários alternativos.

Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (20), às 9h30
SUS: compromisso social: para incontáveis profissionais da área da saúde, trabalhar no SUS é mais do que ganhar o pão de cada dia, é atender ao chamado de um compromisso social, uma forma de contribuir com a sociedade, uma missão. Como é o caso de médicos que, mesmo com consultórios próprios, fazem questão de trabalhar no serviço público, enfermeiros que atuam em clínicas particulares e no Sistema Único de Saúde e pesquisadores bem-sucedidos que compartilham seu conhecimento dando aulas para formar as novas gerações da saúde pública. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com o pesquisador e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, e o obstetra Ricardo Bruno.   
Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade -  Segunda-feira (20), às 10h30
Sexualidade e Infância: o assunto é tabu para muitas famílias. Recentemente, uma série de polêmicas surgiu de discussões que misturavam nudez, sexualidade e infância. Mas como as crianças aprendem a lidar com a própria sexualidade? Quando acontece essa descoberta e como os pais podem dar uma boa educação aos filhos nesse campo? Quais são as conversas importantes? O que é preciso para vencer o medo do tema sexualidade, esclarecer as dúvidas dos pequenos no seu devido tempo e deixá-los mais seguros? O próximo Unidiversidade vai falar sobre sexualidade e infância e colocar essas e outras questões em discussão.
Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (20), às 11h
Infecção Urinária: um problema que costuma atingir mais as mulheres do que os homens, mas que também é comum em crianças e idosos de ambos os gêneros. A infecção urinária provoca dor e vontade frequente de fazer xixi. O Ligado em Saúde vai explicar porque essas infecções acontecem, falar sobre o tratamento adequado e ensinar como preveni-las. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o urologista, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini.
Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (20), às 13h
O novo adiamento do julgamento no STF que vai decidir se homens que fazem sexo com homens podem doar sangue, o crescimento do número de brasileiros que não conseguem pagar por planos de saúde e os principais debates da mais recente reunião do Conselho Nacional de Saúde são os destaques do próximo Em Pauta na Saúde.
Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h.

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (20), às 22h30
Uma árvore bonita: a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito: racial, de gênero e socioeconômico. Percursos escolares e participação em movimentos, projetos e programas sociais mudaram o curso da vida dos jovens protagonistas deste documentário. Apesar de ofensas frequentes e constrangimentos, eles acreditam na educação de qualidade e nas artes para vencer a intolerância e fortalecer a autoestima das novas gerações. Seus relatos expressam indignação frente ao racismo e outras formas de discriminação social que marcam a experiência de uma grande parte da juventude brasileira de hoje.
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (21), às 9h
Mediações Comunicativas da Saúde: o livro em pauta no próximo Ciência & Letras é “Mediações Comunicativas da Saúde”, que reúne estudos sobre a mediação e a pesquisa em comunicação e saúde. As análises abordam temas como a atividade jornalística, os agentes comunitários de saúde, o direito à saúde e à comunicação, entre outros. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com o organizador da publicação, o pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), Igor Sacramento.  
Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30.

Em Família - Terça-feira (21), às 10h
Violência nas Escolas: a crescente violência na sociedade tem mostrado reflexos diretos nas escolas, seja na falta de respeito de alunos e pais com professores, nas brigas entre os próprios estudantes até nos casos mais extremos, como nos recentes episódios de crianças e adolescentes assassinados dentro do ambiente escolar ou de colégios atingidos por tiros em episódios de confrontos entre policiais e criminosos. Como tudo isso impacta na educação e como tentar melhorar a situação de violência nas escolas? O assunto é o tema do Em Família.
Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (21), ao vivo, às 11h
Ensino Fundamental: acesso x qualidade: se, por um lado, aumentou o número de crianças que tem acesso ao ensino fundamental, pesquisas apontam que grande parte desses estudantes concluem essa etapa com graves deficiências de aprendizagem. O próximo Sala de Convidados vai explicar estas pesquisas e discutir os fatores que levam a esse quadro.
Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690).
Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).
 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar