Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bahia: curso em parceria com Yale e Berkeley mira progresso no tratamento de doenças


30/07/2012

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Compreendendo que as principais endemias do mundo também são determinadas, em existência ou gravidade, por questões sociais e ambientais, a Fiocruz Bahia, em parceria com as universidades americanas de Yale e da Califórnia (Berkeley), promoverá em Salvador o primeiro Collaborative Course on Ecological and Social Determinants of Health, que reunirá estudantes brasileiros e estrangeiros das instituições promotoras com o intuito de discutir a interferência de fatores ambientais e sócio-econômicos na distribuição de doenças pelo território brasileiro. O evento ocorrerá de 1º a 4 de agosto, no campus da Fiocruz Bahia, em Salvador, e será aberto pelo presidente da Fundação, Paulo Gadelha.

O curso representa mais uma das ações colaborativas entre as instituições estrangeiras e a Fiocruz, tratando-se de um evento pioneiro no estado que propiciará a formação de futuras parcerias acadêmicas em projetos de pesquisa que viabilizem um progresso no tratamento de doenças que assolam o país, sobretudo a Bahia, entre elas Aids, hepatite C, doença de Chagas, esquistosomose e leptospirose. Além das aulas expositivas, os alunos terão a oportunidade de fazer visita de campo em uma área endêmica para doenças infecciosas no estado, o bairro do Pau da Lima, em Salvador. A atividade proporcionará aos estudantes a possibilidade de identificar na prática os fatores sociais e ambientais relacionados à leptospirose, um dos maiores problemas da região.

Segurança alimentar

A associação entre as doenças e a urbanização é um dos temas que será trabalhado no curso, com destaque para a transição demográfica. Assim, os estudantes terão uma compreensão de como a migração do campo para as grandes metrópoles interferem nas características de doenças endêmicas e infecciosas de determinados locais. Também será objeto de análise a segurança alimentar da população, procurando compreender como a falta de alimento ou o excesso e a má alimentação afetam as manifestações das doenças. Ainda haverá um bloco especial para as doenças sexualmente transmissíveis, buscando entender como ela ocorre em grupos negligenciados na sociedade. Para Mitermayer Galvão, diretor da Fiocruz Bahia, um dos coordenadores do curso, temas como estes reverberam em aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos: "Um dos pontos mais importantes do curso será a compreensão de como podemos enfrentar isso para ter uma política que controle a condição dessas doenças".

Galvão afirma que existem três eixos que destacam a iniciativa. "É importante porque, pelo menos na Bahia, é a primeira vez que temos um curso de forma organizada para estudar determinantes ecológicos e sociais da saúde, mas também porque tem um excelente corpo de professores e alunos que foram previamente selecionados", destaca ele, que divide a coordenação do curso com Albert Ko, pesquisador e professor associado da Escola de Saúde Pública e Medicina de Yale, e Lee W. Riley, professor e membro da divisão de Doenças Infecciosas e Vacinologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Berkeley. "Por meio dessa interação entre pesquisadores do Brasil e de outros países esperamos não só que haja a oportunidade de obter um conhecimento diferenciado, como também a oportunidade para que brasileiros possam fazer estágio no exterior e os estrangeiros aqui.", conclui Galvão.

O curso terá ao todo 34 alunos, entre estudantes de diversas nacionalidades das universidades de Yale e Berkeley e alunos de pós-graduação da Fiocruz e de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Entre os professores, estão pesquisadores como: Robert Heimer, diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Yale, voltado para a Aids; Jason Corburn, co-diretor do Programa de Mestrado em Saúde Pública da Universidade da Califórnia; Rodrigo Corrêa, pesquisador-sênior da Fiocruz Minas; Paulo Marchiori Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação; e Luciano Kalabric, pesquisador da Fiocruz Bahia.

Clique aqui e confira a programação do curso. O evento ocorrerá de 1º a 4 de agosto, das 8h às 18h, na Fiocruz Bahia, localizada na Rua Waldemar Falcão 121, bairro do Candeal.

 

Voltar ao topoVoltar