Início do conteúdo

07/02/2018

Acessibilidade: Fiocruz lança 13 filmes com audiodescrição


Por: Wagner Oliveira (VideoSaúde/Icict/Fiocruz)

Como resultado da parceria entre a VideoSaúde Distribuidora, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tenológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e a TV Câmara, foram lançados 13 filmes do Selo Fiocruz Vídeo com audiodescrição no canal do Youtube da distribuidora. Desde o segundo semestre de 2017, a TV Câmara já exibe as produções da VideoSaúde em seu canal.

A audiodescrição propicia conteúdo das obras com faixa narrativa adicional para cegos e deficientes visuais, que consiste na descrição de todas as informações compreendidas visualmente e não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, movimento de câmera, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

A iniciativa se enquadra nas políticas institucionais - principalmente da Política de Comunicação Pública da Fiocruz -  que visam ampliação de oferta de conteúdos acessíveis a todos os públicos. Com isso, a partir de hoje, as páginas oficiais da Fiocruz poderão dispor dos filmes/audiovisuais com audiodescrição.

A VideoSaúde criou um canal exclusivo no Youtube para os filmes com autodescrição, que já podem ser acessados abaixo, apenas clicando no nome do filme ou na imagem abaixo, para acessar o canal com os 13 filmes:

Saúde em trânsito

Crack repensar

Nascer nas prisões - Gestar, nascer e cuidar

Nascer nas prisões - Impacto social

Mulheres das águas

Esporotricose

Nuvens de veneno

Paracoco, uma endemia brasileira

Fé eterna na Ciência

Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Diários de tuberculose

Oswaldo Cruz na Amazônia

Cópia da página disponível no youtube

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar